sábado, 16 de março de 2013

Apenas 20% dos estudantes solicitaram o documento


A confecção da carteira pode levar até 60 dias. Assim, quem não fez a solicitação, poderá ter que pagar passagem inteira a partir de 30 de abril Foto: Melquíades JR

Faltando pouco mais de um mês para o vencimento das carteiras de estudante intermunicipais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) de 2012, apenas 20% dos alunos já pediram o documento. Como a confecção demora entre 30 e 60 dias, quem ainda não realizou a solicitação poderá ter que pagar passagem inteira a partir do dia 30 de abril.

De acordo com o coordenador do posto de atendimento ao estudante da Associação dos Estudantes de Fortaleza (Asef), Cláudio Rocha, o órgão já enviou e-mails para todos os 14 mil alunos cadastrados no ano passado e também colocaram cartazes nas principais faculdades e escolas que os estudantes da RMF frequentam.

"A partir do mês de maio, quem não estiver com a nova carteira estudantil em mãos terá que pagar inteira. Para viagens pela Região Metropolitana, o preço da passagem chega a R$ 4,00. Queremos que os estudantes evitem esse prejuízo", comentou o coordenador.

Expectativa

Até o ano passado, ressaltou Rocha, eram necessários 60 dias para que o documento fosse confeccionado. Porém, a expectativa é que, neste ano, esse tempo diminua para 30 dias. "O próprio governo pediu um esforço maior para diminuir essa espera", explicou.

O coordenador do posto de atendimento ao estudante acrescentou que, para solicitar a carteira de estudante intermunicipal, é necessário uma copia do RG. Se a criança não tiver um, será preciso a cópia do documento da mãe e da certidão de nascimento. Além disso, o estudante também tem que levar comprovante de endereço que tenha pelo menos o seu sobrenome para comprovar que mora naquele local e também a declaração original do seu curso.

Os estudantes podem acessar o site www.asesc.org.br para fazer o requerimento da sua carteira intermunicipal sem ter que sair de casa. Apenas estudantes do ensino fundamental, médio, tecnológico e superior têm direito à carteira de estudante intermunicipal, que garante a meia passagem em todo o transporte coletivo entre a Capital e a RMF.
 
dn 

Nenhum comentário:

Postar um comentário