sexta-feira, 29 de março de 2013

Caucaia lança projeto devido ao Índice de Infestação Predial

Visando à diminuição dos casos de dengue, Caucaia investe em operações de conscientização


Apesar da escassez de chuvas, no Ceará, neste ano, a dengue continua exigindo atenção quanto ao combate, com o objetivo de diminuir o número de vítimas da doença que, no ano passado, atingiu mais de 50 mil pessoas no Estado. Ciente desta realidade, o município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem realizado ações que visam, sobretudo, à conscientização dos moradores.

O Índice de Infestação Predial cresceu de 1,17% em 2012, para 2,71% neste ano, ultrapassando o índice estabelecido pelo Ministério, de 1% FOTO: WILSON GOMES (20/12/2010)

Um dos motivos que incentivaram o fortalecimento do combate ao mosquito foi o aumento do Índice de Infestação Predial (IIP) do município, que aumentou de 1,17% em 2012, para 2,71% neste ano, ultrapassando o percentual estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 1%.

O secretário de Saúde do município, Carlos Alberto Vieira, reconhece a dificuldade e diz que, no fim do ano passado, houve um problema de logística quanto ao deslocamento das equipes que faziam visitas nesses locais. "Desde o início deste ano, estamos correndo atrás do prejuízo e fazendo de tudo para diminuir esse número", garante Vieira.

Em 2013, até o último levantamento, a dengue havia feito 78 vítimas em Caucaia, todas do Tipo 1, ainda segundo o secretário de Saúde. No ano passado, o município registrou 809 casos da doença, posicionando o município no terceiro lugar em número de vítimas. Oito dos casos foram do Tipo 4 - o mais grave e no qual há maior incidência de morte. Ainda em 2012, três pessoas tiveram dengue hemorrágica e outras duas vieram a óbito.

Ministério

Neste ano, somente o bairro Parque Potira apresentou um índice de infestação da dengue superior a 12% da dengue, também maior que 1% permitido pelo Ministério da Saúde. Todos os casos, porém, envolvem o Tipo 1 da doença. Contudo, o secretário afirma que isso não ameniza a situação e nem é motivo para relaxar. "Seja do Tipo 1 ou do Tipo 4, a doença precisa ser combatida com intensidade", declara. Além do Parque Potira, o Planalto Caucaia e o Conjunto São Miguel são locais que carecem de atenção especial, de acordo com o secretário de Saúde.

Na tentativa de que a situação se regularize e não afete uma quantidade maior de moradores, a Prefeitura de Caucaia, em parceria com as secretarias municipais, tem investido em ações que visam minimizar a propagação da doença. Uma delas é a Campanha "Cidade Limpa, Caucaia sem Dengue", articulada para os bairros de elevado índice de infestação do Aedes aegypti.

A operação tem como objetivo alertar a população sobre a lavagem correta dos depósitos e a proteção adequada dos locais de acúmulo de água nos domicílios. A campanha já marcou presença nos bairros Parque Potira e Padre Júlio Maria e, nas próximas semanas, deve beneficiar outros bairros com elevado índice de infestação do mosquito. As ações contam, também, com intervenções nas escolas, onde professores, alunos saem às ruas com cartazes, faixas e mensagens de alerta.

Além dela, existe, ainda, a Operação Quintal Limpo, na qual são realizadas ações de recolhimento do lixo e intervenções nas unidades básicas de saúde. O principal foco de todas essas operações, conforme o secretário Vieira, são as visitas domiciliares, feita de porta em porta, que alertam os moradores para a eliminação dos depósitos e verificação dos reservatórios de acúmulo de água.

Pesquisa

A necessidade de intensificar a fiscalização nos reservatórios de água foi comprovado no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Segundo dados da pesquisa, a maior concentração das larvas do mosquito em reservatórios de água ocorreu no Nordeste, com 76,2%.

A pesquisa, que serve para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, apontou situação de risco da doença na Capital cearense, além de outros Estados nordestinos, a exemplo de Pernambuco, Salvador e Piauí.

Ainda segundo a pesquisa, em janeiro deste ano, 267 municípios brasileiros estavam em situação de risco em relação à dengue, sendo 487 em situação de alerta e 238 em situação satisfatória. Foram visitadas 983 municípios. No mesmo período do ano passado, das 765 cidades visitadas, 146 foram consideradas em risco, 384 em alerta e 235 em situação satisfatória.

Apesar de tantas ações, Vieira chama atenção para a importância do papel da própria população nesse processo de combate. "O trabalho do poder público é, sem dúvida, essencial, mas a população também deve ter em mente os cuidados para evitar a doença", explica.

Registros

76,2% dos casos de dengue, no Nordeste, são oriundos da concentração de larvas em reservatórios de água
78 pessoas, até o momento, já foram vítimas da dengue Tipo 1, apenas neste ano, no município de Caucaia; ano passado foram 809

LÍVIA LOPES
REPÓRTER





Nenhum comentário:

Postar um comentário