domingo, 24 de março de 2013

Ceará se prepara em função do novo feriado

O comércio permanece fechado amanhã, assim como escolas e bancos também darão folga a alunos e funcionários
Mais um feriado no mês de março. Além do Dia de São José (19) e da Sexta-feira Santa (29), este ano, o dia 25 também será de folga para os cearenses. A data, ainda pouco conhecida pela população, marca o fim da escravatura no Estado, pioneiro no Brasil e determina a abolição do sistema que privava os negros de sua liberdade.

O dia será para aproveitar a folga que o feriado inédito dará ao fortalezense nesta segunda-feira. Devido à movimentação nas estradas durante passeios para cidades vizinhas, a PRE montou operação especial FOTO: KELLY FREITAS

Esta é a primeira vez que o feriado acontece em dia útil. A data magna está em vigor desde 2011, mas, no ano passado, caiu em um domingo e acabou passando despercebido. Para Lula Morais, deputado estadual autor da emenda que estabelece o feriado, o dia 25 de março é um marco na história do Ceará e merecia ser reconhecido.

Serviços
Com isso, muitos estabelecimentos em Fortaleza estarão fechados ou com horários diferenciados. Lojas, bancos e agências dos Correios não funcionarão durante toda a segunda-feira, assim como as repartições públicas do Estado. Nos shoppings da cidade, apenas as lanchonetes e restaurantes das praças de alimentação e cinemas abrirão.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) trabalhará em regime de plantão e a Companhia Energética do Ceará (Coelce) montou um plano de atendimento para garantir serviços no dia 25. A população poderá fazer solicitações por telefone.

Escolas

Para os estudantes, a segunda-feira também será de folga. A exceção são os alunos da rede pública, que terão aula normal no feriado. A medida, determinada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), visa compensar a carga horária do ano letivo de 2012, reduzida em 80 horas/aula. Além do dia 25, as escolas já funcionaram no feriado de São José e devem abrir no Dia do Servidor Público e em seis sábados ao longo do ano.

No entanto, como o Diário do Nordeste mostrou em matéria no dia 20, embora as escolas públicas municipais estivessem em atividade no último feriado, houve baixa adesão de professores e alunos. A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que o órgão irá manter o calendário de 2013 e garantir o funcionamento das instituições no dia 25.

Rodovias
Além disso, as vias terão mais atenção durante o feriado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) iniciou, às 14h de ontem, uma operação para reforçar a fiscalização em todas as CEs. Ao todo, 421 policiais militares atuarão no efetivo. Serão utilizados 88 bafômetros nas blitze, que seguirão até 00h da segunda-feira.

O monitoramento será mais intenso próximo a casas de show e bares. Outra preocupação da PRE é coibir o uso de veículos na orla marítima e aumentar a vistoria de motocicletas, responsáveis por grande parte dos acidentes nos últimos feriados.

SAIBA MAIS
O que funciona

Farmácias
Supermercados
Postos de combustíveis
Praças de alimentação e cinemas de shoppings
Bares e restaurantes

O que não funciona
Comércio
Universidades
Escolas particulares
Bancos
Agências dos Correios
Repartições públicas municipais e estaduais

Plantões
Hospitais
Cagece - 0800.275.0195
Coelce - 0800.285.0196
Oi - 1033
Ministério Público Federal 

dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário