quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Saúde em Caucaia com mais cinco milhões


O Ministério da Saúde elevou para R$ 5 Milhões o teto de repasses dos recursos de média e alta ao município de Caucaia, graças à intervenção do deputado Danilo Forte (PMDB). O aumento da verba foi para atender reivindicação do parlamentar cearense feita diretamente ao ministro Alexandre Padilha, de quem é amigo. A propósito, DF expôs ao Ministro a ameaça de um colapso na saúde de Caucaia, face ao congelamento dos repasses desde 2011. Embora o município tenha assumido responsabilidades, como Hospital Polo Regional, dando cobertura a mais de 700.000 habitantes da 2ª microrregião de Saúde, os valores transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde permaneciam inferiores a um milhão de reais. Danilo Forte (foto) argumentou com o ministro Padilha que municípios com população menor têm recebido o dobro dos recursos destinados pelo FNS à Caucaia.

Esse trabalha - Deputado mais votado em Caucaia nas eleições de 2010, Danilo Forte tem sido o principal interlocutor do município com as autoridades em Brasília para resolver este problema. Falando aos instrumentos de comunicação de que dispomos (rádio, jornal e internet, além do sistema www.avol.com.br e facebook), o deputado Danilo Forte nos revelou de forma categórica: "olha Viana, como sabemos, a saúde é a área em que a população mais se ressente de um atendimento de qualidade. Reconheçamos que a Prefeitura de Caucaia tem investido muito mais do que o previsto constitucionalmente, alcançando 29%, em 2011, e com previsão de ultrapassar 25% em 2013. Vale lembrar que a Constituição preconiza um mínimo de 15% para a saúde".

Na luta - Fez questão de deixar bem claro o deputado Danilo Forte, que foi escolhido um dos Melhores de 2012 (a escolha deste ano pela PPE referente a 2013 acontecerá em março de 2014 e ele deve repetir a dose, pelo trabalho que realiza) - "não é justo que o município de Caucaia arque sozinho com as despesas de um setor, cuja responsabilidade está constitucionalmente definida entre as três esferas de governo". Diante da situação exposta ao ministro Alexandre Padilha, semana passada, em Brasília, inclusive, com a presença do prefeito Washington Góis, foi determinada a revisão dos valores e autorizado o primeiro repasse já efetuado no último dia cinco (5) de setembro. Sem dúvida, uma boa notícia para Caucaia e sua população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário