quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Prefeitura de Caucaia apresenta área de 190 hectares para instalação de condomínio de empresas



O prefeito de Caucaia, Washington Góis, apresentou hoje pela manhã (12/9), durante reunião com empresários dos setores químico e metal-mecânico, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a opção de uma área de 190 hectares para a instalação de um condomínio industrial com a participação de empresas dos dois segmentos naquele município da região metropolitana de Fortaleza. O encontro fez parte da série de reuniões que os sindicatos da indústria metal-mecânica (Simec) e do segmento químico (Sindquímica) vêm realizando com prefeituras próximas da capital cearense para a possível instalação do empreendimento.

Segundo Washington Góis, o terreno pertence ao estado, mas considerou que não haveria empecilhos para que ele fosse usado pelos empresários. Nesse sentido, comprometeu-se a agendar uma reunião entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a quem a posse do terreno está sendo transferida, os empresários e a prefeitura para discutir a questão. Washington Góis ressaltou ainda as facilidades de acesso ao terreno, localizado entre a CE-085 e a BR-222, duas vias que serão em breve duplicadas: “A distância é apenas de 5 quilômetros para a sede do município e no epicentro do complexo do Pecém, próximo ao local da refinaria e ao polo metal-mecânico que está para ser instalado”.

Até agora, já foram contatados os municípios de Aquiraz, Horizonte, Pacajus, Itaitinga, Guaiúba e São Gonçalo do Amarante, devendo ainda ser agendadas reuniões com as prefeituras de Eusébio e Maranguape. De acordo com o presidente do Sindquímica, Marcos Soares, o projeto, que começou com a adesão de 34 empresas (11 do Simec e 23 do Sindquímica), ultrapassou a marca de 40 interessados e continua aberto a novas adesões de empresas, estimando-se investimentos em torno de R$ 200 milhões.

A ideia da instalação de um condomínio de empresas vem sendo discutida pelos dois sindicatos com outros municípios, sem que isso implique que haja leilão, explica Marcos Soares. “Trata-se de uma tentativa de ouvir tanto as prefeituras, a partir das potencialidades e obstáculos, como também os empresários em termos de logística para seus negócios”.

Soares lembrou que poderá ser construído mais de um condomínio, levando-se em conta as características das propostas e os interesses dos grupos de empresários que estão aderindo à proposta. "Queremos construir um empreendimento sólido, que tenha durabilidade de cem anos." De acordo com Sampaio Filho, diretor do Simec, a intenção dos sindicatos com o condomínio é procurar um terreno que tenha redes de esgotamento sanitário, de energia e de gás natural para receber as empresas já em operação, assim como escolas profissionalizantes e de segundo grau para atender aos funcionários.

Projeção de crescimento

Um dos argumentos apresentados por Washington Góis para tentar atrair o condomínio composto por empresas do Simec e do Sindquímica são as projeções para a economia do município nos próximos anos. Conforme o prefeito, que está no primeiro ano do segundo mandato, quando assumiu Caucaia há cinco anos, havia poucas indústrias e, consequentemente, poucos empregos, com muita população flutuante que se deslocava para trabalhar em Fortaleza.

Desde então, iniciou um trabalho para atrair empresas que vem dando certo. Prova disso, contou, é que o Produto Interno Bruto (PIB) do município cresceu 60% em quatro anos, sendo hoje terceiro mais rico do estado, perdendo apenas para Fortaleza e Maracanaú. A partir desses dados, Góis projetou que, ao final do seu segmento mandato, Caucaia terá ultrapassado Maracanaú, tomando seu lugar como o segundo mais rico. Ousado, disse que em 15 anos Caucaia será o município mais rico do Ceará.

O prefeito embasa tal projeção a partir dos empreendimentos que estão previstos para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), já que boa parte ficará na área de Caucaia, e nos demais que chegarão à região. "Estamos com 200 indústrias se instalando e mais de 300 protocolos assinados. Geramos mais de 50 mil empresas nos últimos quatro anos, somos o segundo município em microcrédito no país e o que mais exporta no estado", arrematou Washington Góis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário