domingo, 8 de setembro de 2013

Obras do Anel Viário avançam 17%


As obras do Anel Viário que recebe, diariamente, um fluxo intenso de veículos de grande porte encontra-se com 17% de execução. Atualmente, o trecho do entroncamento Tabapuá/BR-222 está passando por serviços de base, além de ter três viadutos e três pontes já concluídos. A previsão de entrega deste trecho é novembro de 2013. Já o entroncamento BR-222/BR-020 passa por trabalhos de terraplenagem sendo executada e a construção de um viaduto na rotatória da CE-065.

De acordo com o superintendente do DER, Sérgio Azevedo, as obras de terraplenagem acontecem em frentes alternadas. As obras de artes especiais concluídas correspondem a 60%, outras 10% estão em andamento. A reforma permitirá melhoria de tráfego, principalmente para o Distrito Industrial de Maracanaú, Maranguape e Ceasa.

Segundo o secretário da Secretaria de Infraestrutura do Ceará – Seinfra, Adail Fontenele, os principais problemas de interferência ao longo do trecho inicial de seis quilômetros já foram resolvidos. ‘As obras de duplicação do Anel Viário estão aceleradas’, afirma Adail.

Conheça mais da obra

A nova pista será de pavimento de concreto, mais resistente e com maior durabilidade. A existente possui 11 metros de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será, na verdade, triplicada. Serão 16,5 metros de um lado e 16,5 metros do outro, totalizando 33 metros. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos e nova sinalização.

O Anel viário compreende 32 km de extensão. Ele começa na CE-040 (Eusébio), cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), pela CE-065 (Maranguape) e pela BR-020 (Caucaia), indo até avenida Mister Hull (Tabapuá).

A duplicação faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém. No dia 19 de dezembro de 2011 o governador Cid Gomes e o diretor geral do DNIT assinaram convênio para a conclusão dos trabalhos de duplicação e melhoramentos do Anel Viário. O Estado assumiu a execução das obras e receberá os recursos do DNIT. O convênio envolve recursos de R$ 200.465.573,22.

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