terça-feira, 25 de março de 2014

População reage a onda de violência em Caucaia

O assassinato do comerciante José da Rocha Sales Filho já havia sido o estopim para uma série de eventos de protestos contra a falta de segurança em Caucaia. A vítima foi alvo de uma saidinha bancária no dia 24 de fevereiro no centro da cidade, que deixou ainda sua mãe baleada na perna. Nesta terça-feira (18/03), na localidade de Taquara, o proprietário de um depósito de construção civil, Francisco Dantas, foi morto por assaltantes numa ação que deixou ferido ainda o soldado Marcos Antônio Borges. Com mais essa morte que causou revolta e indignação na população as manifestações devem se intensificar.
No último sábado (15/03), a população do Parque Tabapuá realizou uma grande manifestação, onde o povo foi às ruas numa caminhada pela paz. Cerca de 600 moradores do bairro participaram do ato que teve inicio às 15 horas do sábado (15/03), com concentração e saída da rua 06, defronte ao Ginásio Poliesportivo Cazuzão.
Faixas, cartazes, carro de som, camisas, procuravam chamar atenção das autoridades sobre o índice de criminalidade no bairro, que a bem pouco tempo era considerado um dos mais calmos do município.
De acordo com uma estatística publicada no inicio desta semana, 772 pessoas foram assassinadas só nesse ano de 2014 no Ceará, deste total, Caucaia é o município com maior índice neste tipo de crime, após Fortaleza.
Com uma população estimada em 350 mil habitantes distribuídos em 1.293 Km², Caucaia soma neste ano 59 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), ou seja, 7.7% dos registrados em todos os 184 municípios. Esse tipo de delito inclui homicídios dolosos, latrocínios (roubo seguido de morte) e óbitos decorrentes de lesão. Porém, outros tipos de crimes que têm apavorado a população. São furtos e roubos a veículos, assalto a pessoa e a estabelecimentos comerciais.
Estrutura
Caucaia conta hoje com o 12º Batalhão da Polícia Militar, sediado no bairro do Itambé, o qual operacionaliza o Policiamento Ostensivo Geral (POG), dispondo no momento de apenas quatro viaturas operando. Está em fase de implantação a 2ª Companhia do 12º Batalhão no Conjunto Nova Metrópole, o qual deverá funcionar em um prédio cedido pela Cohab e reformado pela população, com ajuda da Prefeitura Municipal de Caucaia, o que já se arrasta a meses e ainda não teve sua conclusão. Enquanto isso, o Programa Ronda do Quarteirão aquartelado no Conjunto Araturi tem em seu organograma operacional 22 viaturas, mas nem todas operam simultaneamente, uma vez que existem as baixas.
Já a Policia Civil disponibiliza 06 delegacias em Caucaia, a Metropolitana, que funciona como pólo, ou seja, somente ela atende após o horário de expediente, nos dias úteis, nos finais de semana e feriados. O 18º Distrito no bairro da Jurema, 22º No Icaraí, 23º no Nova Metrópole, 31º no Cumbuco e Delegacia da Mulher no Centro.
Comissão
No ultimo dia 12 de março uma comissão de vereadores do município, tendo a frente o Presidente Eduardo Pessoa (PRP), esteve em audiência com o Secretário de Segurança Publica e Defesa Social Servilho de Paiva. Na conversa os edis relataram os principais problemas concernente a segurança no município. Porém, não houve um maior feed back por que antes de visitar o secretário, os vereadores teriam que ter ouvido o Comandante do Batalhão e pelo menos um delegado, o da Metropolitana, para se abastecerem de informações reais sobre a problemática, o que seria da alçada dos gestores locais e o que fugiria de suas competências. Feito isso o passo seguinte seria levá-las ao chefe da pasta da segurança. Mesmo assim o secretário anunciou à comissão de parlamentares a vinda de pelo menos 8 viaturas para Caucaia.
Após requerimento do vereador Américo Rocha (PTN), votado e aprovado por unanimidade pelos colegas, foi solicitada a presença do Comandante do 12º Batalhão, Tenente Coronel Francisco Barbosa, e do titular da Delegacia Metropolitana de Caucaia, Bacharel Aroldo Antunes, ao plenário da câmara, o que irá acontecer em sessão extraordinária a se realizar na próxima semana, uma vez que, as terças e quintas-feiras dias das sessões ordinárias coincide com dias das reuniões da cúpula da segurança.
Fonte: Jornal Grande Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário