segunda-feira, 8 de junho de 2015

Agentes de saúde visitam moradores de Caucaia para imunizar contra sarampo


banner sarampo vacinacao2 2015Equipes de vacinadores vão de casa em casa em ruas de diferentes bairros de Caucaia, na Região Metropolitana, a partir desta segunda-feira, 8, até o dia 30 deste mês de junho, com uma missão: vacinar contra sarampo quem ainda não foi imunizado. Devidamente identificados com crachás e blusas e coletes da Secretaria da Saúde do Estado, os vacinadores vão em domicílio para assegurar que as  crianças a partir de seis meses de vida e jovens até 29 anos sejam vacinados e fiquem protegidos do vírus da doença. O trabalho dos vacinadores em imunizar diretamente em domicílio é da Secretaria da Saúde do Estado para reforçar as ações do município na prevenção e controle da doença. Caucaia, com 344.936 habitantes, é o segundo município em população do Estado, atrás apenas da capital, e fica vizinho a Fortaleza.   

No primeiro dia da imunização em domicílio, na segunda-feira, 8, os vacinadores começarão o trabalho às 13 horas, no Parque São Gerardo.  A partir do segundo dia a visita e vacinação casa a casa terão início às 8 horas e encerrarão às 17 horas. Há 48.103 crianças de seis meses a  jovens de 29 anos para serem vacinados em Caucaia. A meta no município é imunizar 164.514 pessoas nessas faixas etárias. Até esta sexta-feira, 5, foram vacinadas 116.331 pessoas, o que representa 71% de cobertura vacinal.   

Caucaia está entre os cinco municípios com casos de sarampo confirmados de março até maio deste ano. É o segundo município com maior número de casos confirmados nos últimos três meses. De março até maio tem 57 casos confirmados. Nesse mesmo período em Fortaleza foram confirmados 64 casos.  Maracanaú tem 2 casos confirmados, Paracuru 1 e Horizonte 1.

No mundo, diferentes regiões e países estão enfrentando surtos de sarampo, entre eles o Reino Unido, Itália, Holanda. O Ceará vive um surto desde dezembro de 2013. A vacina é a única forma de se proteger da doença. Por isso, a Secretaria da saúde do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, intensificou uma campanha de vacinação, principalmente nos municípios com maiores índices de transmissão e casos. Realizou campanhas de comunicação na mídia para chamar a população aos postos de vacinação, alertando sobre os riscos da doença. Está ano ar a campanha “Todos contra o sarampo”, com a participação do médico infectologista Roberto da Justa, diretor do Hospital São José, unidade da rede pública estadual referência no tratamento de doenças infecciosas, incluindo o sarampo.  

08.06.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara
Giselle Dutra

Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898

Nenhum comentário:

Postar um comentário