quinta-feira, 11 de junho de 2015

Agentes de saúde vão às residências vacinar contra sarampo em Caucaia


Uma equipe de agentes de saúde está indo de casa em casa, vacinar contra o sarampo, em todos os bairros do município de Caucaia. O objetivo é imunizar todos os moradores que ainda não foram vacinados. Esse trabalho é uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado e Secretaria de Saúde do Município.

A vacinação teve início na última segunda-feira, 8 de junho, e vai até o dia 30 de junho de 2015. Devidamente identificados com crachás e blusas e coletes, os vacinadores vão de casa a casa para assegurar que as crianças a partir de seis meses de vida e jovens até 29 anos sejam vacinados e fiquem protegidos do vírus da doença. A imunização diretamente em domicílio é da Secretaria da Saúde do Estado para reforçar as ações do município na prevenção e controle da doença. Caucaia, com 344.936 habitantes, é o segundo município em população do Estado, atrás apenas da capital.   

A visita e vacinação em domicílio é feita de 8 horas às 17 horas. Há 48.103 crianças de seis meses e jovens de 29 anos para serem vacinados em Caucaia. A meta no município é imunizar 164.514 pessoas nessas faixas etárias. Até a última sexta-feira, 5, tinham sido vacinadas 116.331 pessoas, o que representa 71% de cobertura vacinal. 

A cidade de Caucaia está entre os cinco municípios com o maior número de casos de sarampo confirmados, no período de março a maio deste ano. É o segundo município com maior número de casos nos últimos três meses. Até maio, último, teve 57 casos confirmados. Nesse mesmo período em Fortaleza foram confirmados 64 casos.  Maracanaú tem 2 casos, Paracuru 1 e Horizonte 1.

O Ceará vive um surto desde dezembro de 2013. A vacina é a única forma de proteção da doença. Daí a necessidade da intensificação da campanha de vacinação, principalmente nos municípios com maiores índices de transmissão e casos. 

 http://www.caucaia.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário