sexta-feira, 9 de junho de 2017

Creche: Prefeito visita terreno de projeto modelo

O prefeito Naumi Amorim visitou, na manhã desta sexta-feira (9/6), o terreno onde funcionará em Caucaia uma creche no modelo gerido pelo Instituto Myra Eliane em Campinas. Quando estiver em funcionamento, o equipamento será inédito no município. No último dia 19 de maio, uma comitiva da Prefeitura conheceu a experiência na cidade paulista.

Acompanhado das secretárias Erika Amorim (Governo e Articulação Política) e Lindomar Soares (Educação), Naumi apresentou o espaço ao coordenador pedagógico do Instituto, Carlos Sebastião Andriani, de quem ouviu explicações sobre o conceito da creche. “O contexto vai mexer com a vida das pessoas do entorno; vai estimular a educação da área”, adiantou Andriani.

Para a creche ser instalada em Caucaia, a Prefeitura vai ceder um terreno de 17 mil metros. O projeto que viabiliza a área está pronto. Deve ser votado na Câmara de Vereadores na próxima semana. O espaço fica no bairro Araturi. Atenderá em tempo integral a 630 crianças entre dois anos e cinco anos e nove meses. O prédio terá auditório, piscina, teatro, centro de formação para professores, além de centro de etnias para o resgate das comunidades indígenas e quilombolas.

Naumi Amorim comemorou o fato de o equipamento ser modelo para o Ceará. “Se construirmos alicerces para as crianças, não existirá futuro. Precisamos de bons exemplos no Brasil. Aqui em Caucaia, nós não vamos gastar nenhum centavo dos cofres do município. O terreno está sendo doado. Será um divisor de águas na nossa educação infantil”, destacou o prefeito.

Segundo Andriani, o foco central do Instituto é a capacitação de professores para formar o caráter das crianças de Caucaia. “A creche vai ter elementos da cultura da região respeitando a questão dos quilombolas, dos índios, dos pescadores... O espaço vai ser ambiente que nos permita durante a semana trabalhar com crianças e professores, formar pessoas para o mercado de trabalho à noite e aos fins de semana ser um ambiente mais de lazer, trazendo turistas para gerar renda e sustentabilidade para população”, adianta o coordenador.

Para a secretária de Educação Lindomar Sores, a visita de Andriani foi muito importante devido por conta do trabalho dele voltado para o desenvolvimento da educação brasileira. “Estamos hoje em estado de graça em saber que vamos receber esta creche não apenas referência para Caucaia, mas para o Brasil.”

Além das disciplinas convencionais, o método do Instituto Myra Eliane desenvolve nas crianças valores humanos, a fraternidade, a cooperação, a cidadania e a atuação compartilhada como forma de transformação social. A unidade será construída com mão-de-obra local.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Nesta fase inicial, 35 professores de seis escolas da rede municipal de ensino de Caucaia já estão passando por um processo de formação com técnicos do Instituto Myra Eliane. O trabalho tem o objetivo de executar uma ação mais efetiva na educação infantil, na construção do caráter da criança. Esta formação inicial servirá de projeto piloto para todo município e será expandida no próximo semestre a outras escolas.

O INSTITUTO
Criado em 2016, o Instituto Myra Eliane surgiu a partir de estudos sobre as causas de problemas sociais. Busca a oferta de creches e escolas infantis com projeto pedagógico voltado para a formação do caráter com base em valores humanos.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário