quarta-feira, 21 de junho de 2017

Nova Metrópole: Primeira-dama visita escola referência de ensino

A primeira-dama e secretária de Governo Erika Amorim visitou na manhã desta quarta-feira (21/6) um espaço cujo desempenho dos alunos é referência para a rede educacional de Caucaia. Ela foi conhecer a metodologia diferenciada da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Francisca Alves do Amaral, no Conjunto Nova Metrópole.

São de lá os estudantes mais premiados do município em competições esportivas, musicais e de disciplinas do currículo regular. “O projeto pedagógico daqui olha pros alunos e para as peculiaridades deles. Acima de tudo, o que mais chama a atenção é o amor de todos pela educação. Saio com o desejo de fortalecer esse método”, destacou a primeira-dama.

Ela refere-se à estratégia da unidade de disgnosticar com quais áreas cada aluno identifica-se e oferecer uma ampla cartela de atividades intra e extraclasse. A escola atende a 1.248 estudantes em três turnos. Tem aulas de judô, caratê, futebol, vôlei, basquete, capoeira, música e informática, além de uma série de oficinas.

O terreno tem até horta e trabalha com o reúso de água. “Tudo tem que girar em função do bom ensino. Cada criança tem um potencial; a gente só precisa acreditar e estimular. Porque elas não têm culpa das más gestões anteriores. Nossas crianças são talentosas”, acredita o diretor da unidade, professor José de Sousa Sales.

Segundo ele, a implementação dessa metodologia fez o índice de evasão/reprovação cair de 31% em 2015, quando a nova logística de estímulo começou, para pouco mais de 1% já no ano seguinte. “A gente sabe que a educação dá certo. E o prefeito [Naumi Amorim] também sabe disso. Ele está fazendo nascer uma nova forma de fazer política em Caucaia, que se acostumou a não dar resultados. E não pode ser assim. O que nossa rede de ensino precisa é de monitoramento”, acrescenta o educador.

Para a primeira-dama, a estratégia da EEIEF Francisca Alves da Silva precisa ser aplicada nas demais 138 escolas e 47 anexos da rede municipal de Caucaia. A cidade tem 57.832 alunos. “Todos do Núcleo Gestor acreditam no potencial de vocês porque vocês têm potencial. Estou orgulhosa e fiquei muito entusiasmada com o que acontece aqui porque sei que requer muito empenho. Essa escola é um exemplo. E eu vejo no rosto de cada um o sucesso. Vocês que estudam aqui olham pro futuro, traçam um objetivo e sabem que podem chegar lá. Se dediquem porque se vocês acreditarem ninguém segura”, concluiu Erika Amorim.

NA ÁSIA
Entre os dias 2 e 6 de agosto próximo, cinco alunos oriundos da EEIEF Francisca Alves da Silva vão integrar a comitiva brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática que acontecerá em Kuala Lumpur, na Ásia. Eles são os únicos estudantes do grupo representanto uma unidade municipal de ensino.

No último dia 14, dois jovens da escola foram premiados pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Davi Maciel Dias e João Victor da Silva Soares concorreram com 500 mil alunos e conquistaram a medalha de prata na etapa final da competição nacional. Já na etapa estadual, eles foram medalhistas de ouro no Ceará.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário