quinta-feira, 22 de junho de 2017

Lagoa do Banana enche e volta a ser opção de lazer em Caucaia

Ponto turístico esvaziado pela seca que se iniciou há seis anos no Ceará, a Lagoa do Banana, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, aos poucos se recupera e volta a atrair banhistas. De acordo com proprietários de barracas localizadas às margens da lagoa, aos fins de semana, principalmente, o movimento tem aumentado e se aproximado da normalidade — oportunidade para atrair antigos e novos frequentadores.
Pelos relatos e registros fotográficos dos barraqueiros, a lagoa chegou a secar totalmente entre 2016 e este ano. “Foi difícil pra todo mundo. Ficou desempregado garçom, cozinheira”, contabiliza Ana Nery da Silva, 43, que gerencia a barraca Recanto do Banana junto aos irmãos. A situação crítica “foi ponto fora da curva”, classifica Nicolas Nascimento, 26, que trabalha na barraca Lagoa Cheia. Para manter a clientela, o pai dele, Nonato, 49, proprietário do estabelecimento, teve de construir uma piscina para continuar disponibilizando opção de banho. “Antes, não dava ninguém”, lembra o jovem. “Pense num susto grande. Mas agora é só alegria”, comemora Nonato.
Visitação
O relato de que a lagoa está cheia novamente tem passado de boca em boca. Assim que soube, a dona de casa fortalezense Marilene Ribeiro, 37, chamou os pais João Jerônimo de Andrade, 60, e Marta Lúcia Ribeiro, 56, para conhecerem o lugar, já querido por ela. Encantada com a tranquilidade, Marta diz que a Lagoa do Banana é como o paraíso. “Tô achando bom demais. ‘Nós vem’ só pra cá agora. Enquanto estiver cheio, ‘tamo’ por aqui”, admite a comerciante.

A última vez que Marilene esteve na lagoa foi há seis anos, quando começou a estiagem. “Hoje tá cheio, tá ótimo. Muito diferente”, compara ela. Os níveis de água do manancial subiram na última quadra chuvosa, segundo Eriberto da Silva, 32, um dos donos da barraca Recanto do Banana. O homem estima que, antes da seca, o fluxo de pessoas no sábado e no domingo chegava a 800; agora, têm aparecido em torno de 200 banhistas. “Creio que até chegar o inverno seguinte a lagoa não vai secar totalmente”, espera Eriberto.
Francinete Barreto, 64, o esposo, Francisco de Assis, 62, e a irmã dela, Maria de Jesus Silva, 53, são de Caucaia e frequentadores assíduos da Lagoa do Banana há mais de 15 anos. Eles contam que, mesmo na seca, mantinham o costume de conversar e comer petiscos às margens da lagoa. “Carro passava aqui dentro. Dava uma tristeza”, lembra Francinete. “A gente sempre gosta de vir, é tranquilo. Esse ano tá uma maravilha”, reforça Maria.

Prática esportiva
Com o retorno das atividades esportivas na Lagoa do Banana, como os passeios de banana boat e de moto aquática (jet-ski), voltam, também, as preocupações com os riscos de acidente entre os banhistas. “Eles dão ‘cavalo-de-pau’, se ‘amostram’. E a maioria que vem é família com criança, tem medo”, censura Ana Nery.

Serviço

Barraca Recanto do Banana
Funcionamento: todos os dias
Outras informações: (85) 9 8598 3060

Barraca Lagoa Cheia
Funcionamento: todos os dias
Outras informações: (85) 9 9718 4066 / 9 8779 0680

Esportes na lagoa
Estimativa de preço do passeio de banana boat: R$ 20 por pessoa

LUANA SEVERO

Nenhum comentário:

Postar um comentário