quarta-feira, 28 de junho de 2017

Cursos profissionalizantes: Diplomas são entregues; prefeito que ampliar parceria

A entrada foi difícil por vários processos de seleção. Alguns desistiram no decorrer dos estudos. Mas a persistência rendeu a Francisco Bruno Duarte Rodrigues o diploma do curso de Assistente de Comércio feito dentro dos programas “Primeiro Passo” e “Criando Oportunidades."
 
Para Bruno, a conclusão do curso representa a porta de entrada para um emprego. "O curso vai complementar meu currículo e desta forma me garantir no mercado de trabalho."
 
O sentimento do jovem era o de 130 outros que nesta terça-feira (27/6) receberam os certificados de conclusão dos estudos na cerimonia realizada na Escola Augusto César, no Itambé. A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Naumi Amorim e do secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social Josbertini Clementino.
 
Para Naumi, é muito importante a introdução de cursos profissionalizantes no município. “Junto com o Governo do Estado, queremos passar de mil o número de estudantes concludentes destes cursos”, adiantou.
 
Josbertini Clementino agradeceu o compromisso do prefeito Naumi Amorim em buscar parcerias para implementar projetos no município. “É importante Caucaia continuar com esta parceria com o Gobverno na capacitação dos jovens”, explicou o secretário.
 
Os jovens concluíram os estudos em seis áreas: Comércio (38 alunos), Administração (24), Manutenção de Computadores (18), Auxiliar de Escritório (17), Cabelereiro (19) e Manicure e Pedicure (15).
 
Os cursos são oferecidos em Caucaia graças a uma parceria da STDS com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem) e algumas entidades, que formam turmas para públicos específicos terem acesso às capacitações.
 
O “Primeiro Passo” cria oportunidades voltadas à cidadania, inclusão social e profissional, proporcionando aprendizado prático e experiências que possibilitam o crescimento profissional e pessoal dos jovens de comunidades vulneráveis. Os beneficiados necessariamente precisam ter entre 16 e 22 anos.
 
Já o “Criando Oportunidades” desenvolve um processo contínuo de formação profissional de jovens entre 16 e 24 anos. O programa viabiliza ações de qualificação social e profissional e estratégias que possibilitam a inclusão social de quem procura o primeiro emprego, mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, autônomos, pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados, egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas, trabalhadores sem ocupação e desempregados

 http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário