quarta-feira, 7 de junho de 2017

Fumacê: Carros iniciam novo ciclo nesta quinta-feira

Importante estratégia no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, os carros fumacê iniciam na madrugada desta quinta-feira (8/6) um novo ciclo de atuação em Caucaia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) determinou a volta do método como forma de manter a tendência de queda dos números de arboviroses (dengue, zika e febre chikungunya) registrados na cidade nas últimas duas semanas.

Serão beneficiadas pela ação nos próximos dias as localidades da Lagoa do Camurupim, Santa Fé, Urubu, Praia da Tabuba, Eldorado, Carrapicho e Toco. A programação é de os veículos circularem em 513 quarteirões e borrifarem inseticida em 11.734 imóveis. Nos dois ciclos anteriores, mais de 134 mil imóveis foram alcançados por esse trabalho.

Segundo o secretário municipal de saúde Moacir Soares, outras áreas serão contempladas posteriormente pelo serviço. As rondas serão definidas conforme a situação epidemiológica (número de casos de arboviroses e índice de infestação do Aedes aegypti) de cada região. “Queremos Caucaia livre do mosquito. A guerra contra ele é sem trégua e deve envolver poder público, iniciativa privada e população”, enfatiza.

Ele lembra que o inseticida dos carros fumacê ataca somente o Aedes aegypti adulto, que tem como hábito picar no começo da manhã e no fim da tarde. O combate às larvas do mosquito, portanto, continua tendo como método mais eficaz o trabalho manual de eliminar pontos de acúmulo de água. Até o menor dos recipientes precisa ser esvaziado, não importa se a água nele contida seja limpa ou suja.

As rondas do fumacê são feitas pela SMS em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Estudos indicam que oito em cada dez casos de arboviroses têm como foco do mosquito ambientes domésticos. Isso significa que o apoio da população é fundamental para as doenças recuarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário