quarta-feira, 21 de junho de 2017

Vacinação: Servidores são capacitados

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta semana o Curso Básico de Implementação em Sala de Vacina para profissionais da pasta. Com carga horária de 40 horas, as aulas são destinadas a técnicos de Enfermagem e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Caucaia.

Participam inicialmente 30 profissionais que vão atuar posteriormente como multiplicadores do conteúdo debatido ao longo da capacitação, que se encerra em 24 de junho. O objetivo é renovar o conhecimento dos funcionários e melhorar o serviço prestado à população. O curso é ofertado graças a parceria da SMS com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.

A facilitadora do curso, enfermeira Helloise Nery, esclarece que as aulas trabalham desde conteúdos referentes ao acolhimento, funcionamento e estruturas das salas de vacina até as atualizações no calendário vacinal constantemente deliberadas pelo Ministério da Saúde.

O processo de imunização é muito dinâmico. Temos mudanças todos os anos porque tanto são introduzidas novas vacinas como acontecem mudanças no calendário. Por isso é importante para o profissional da saúde receber essas capacitações”, pontua.

“Não é apenas administrar a vacina. Tem todo um trabalho por trás. Tem a conservação, o manuseio e o transporte, por exemplo, que influenciam na eficácia da dose. E tudo isso trabalhamos aqui. Fazemos isso por meio da metodologia ativa porque sabemos que eles já têm muita experiência”, acrescenta Helloise.


O curso será ofertado novamente em agosto, quando deverá ser formada uma nova turma com outros 30 profissionais.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário