sexta-feira, 23 de junho de 2017

Saúde: Projeto vai oferecer eletrocardiograma em postos

Caucaia passa por grandes transformações na rede de Atenção Primária à Saúde desde o início do ano. Dentre outras ações importantes, a nova gestão municipal já contratou em apenas seis meses 42 novos médicos e ampliou os pontos de coleta de exames laboratoriais de um para 13. Agora, um novo passo é dado rumo à reestruturação e modernização das unidades básicas.

Por meio de parceria com uma empresa de telemedicina de São Paulo pioneira na área, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai oferecer um importante serviço de avaliação cardiológica. Os postos de saúde vão passar a disponibilizar o eletrocardiograma (ECG), exame que permite a detecção de problemas cardíacos através da avaliação elétrica da atividade cardíaca de um indivíduo.

De acordo com a Coordenação da Atenção Primária do município, a previsão é de até o fim de julho quatro unidades estarem aptas a realizar exames de ECG. A emissão de laudos deve ter tempo médio de 30 minutos.

Serão contempladas inicialmente as unidades Antônio J. P. Machado, no Araturi; Francisco Paulo Pontes, na Jurema; Dr. Joaquim Braga, no Planalto Caucaia, e Pedro Gabriel de Oliveira, no Parque Leblon.

Esses postos foram escolhidos para os médicos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade submeterem o programa a um período de experimentação de 60 dias antes de validarem-no. Depois disso, o projeto deverá ser ampliado para as demais unidades. Para o secretário de saúde Moacir Soares, “nada mais justo que validar este grande projeto junto aos profissionais da Residência.”

Oferecer o eletrocardiograma nos postos é também oferecer um diagnóstico mais rápido e, consequentemente, um serviço mais eficaz e próximo das pessoas. É isso o que a nossa gestão quer: garantir uma melhor assistência à população de Caucaia”, destaca o secretário.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário