sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Aprovado projeto da Usina de Dessalinização de Caucaia

Na última quarta-feira (19/9), o Ministério da Integração Nacional aprovou o projeto para a construção da Usina de Dessalinização em Caucaia. Serão investidos cerca de R$ 15 milhões em recursos federais para a execução da obra. A iniciativa do projeto é da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e da Defesa Civil.
Trata-se do primeiro município brasileiro a operar com este sistema de dessalinização da água do mar. O empreendimento será erguido numa área de 1.450 m² na Praia do Pacheco. Para o prefeito Naumi Amorim o momento é de comemoração. “Seremos pioneiros no país com este importante e inovador equipamento que vai ajudar no abastecimento de água da região e beneficiará diretamente mais de 12 mil famílias de Caucaia”, ressalta.
Mais de 40.000 habitantes serão beneficiados com abastecimento de água potável. O equipamento será do tipo “plug&play”, cuja vazão é de 1.200 m³/dia, ou seja, o equivalente a 1.200.000 l/dia.
O processo de dessalinização será feito por osmose reversa cujo funcionamento se dá através de uma membrana semipermeável que absorve o sal e os componentes nocivos à saúde humana e deixa passar apenas a água limpa.                      
Quando estiver em operação, o dessalinizador da água do mar será uma alternativa à escassez de recursos hídricos. A água tratada seguirá para a rede de distribuição da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário