quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Servidores são capacitados para multiplicarem informações contra o suicídio

Servidores municipais de Caucaia estão sendo capacitados para multiplicarem em espaços e eventos da Prefeitura informações sobre prevenção ao suicídio. A ação integra o programa “Vidas Preservadas”, do Ministério Público do Estado em parceria com o Executivo Municipal.
O curso tem duração de seis meses e é dividido em várias etapas. Colaboradores de diversas secretarias municipais foram convidados a participar. “Essa é uma capacitação que tem o objetivo de promover uma abordagem intersetorial da temática e traçar estragégias de atuação pela prevenção do suicídio”, explica o articulador do “Vidas Preservadas” em Caucaia, Daniel Gadelha.
Conforme ele, tanto o curso quanto o programa do MPCE em si têm dois pilares de sustentação. O primeiro é falar sobre o suicídio, prática ainda envolta numa série de mitos e mistérios. O segundo é proporcionar a elaboração de políticas públicas sobre essa que é considerada questão de saúde pública.
O curso está sendo ministrado na Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), em Fortaleza. “O objetivo geral de todos os encontros é fazer a Prefeitura formar um projeto voltado para o transtorno mental, o sofrimento e o suicídio. Pra cidade ter um projeto institucionalizado, porque o número de casos vem aumentando em todo o mundo”, acrescenta Gadelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário