sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Reportagem Especial da FM Assembleia apresenta práticas de jornalismo positivo

A rádio FM Assembleia (96.7MHz) apresenta, a partir de segunda-feira (24/09), uma série de matérias sobre as rotinas de trabalho de veículos de comunicação que destinam espaços exclusivos para informações positivas. Com o tema “Que boas notícias você me traz?", a Reportagem Especial vai ao ar até sexta-feira (28/09), no programa Narcélio Limaverde, que inicia às 7h55min, excepcionalmente durante o período de propaganda eleitoral.
"Durante as pesquisas e entrevistas para a produção da reportagem, percebemos que a preocupação dos comunicadores em noticiar informações positivas é, além de apresentar ferramentas que possam somar com o noticiário tradicional, trazer abordagens e narrativas que proporcionem alegria, esperança e que consigam, até mesmo, inspirar mudanças de vida nas pessoas que acessam a informação", ressalta a jornalista e produtora da série, Tarciana Campos.
A jornalista e diretora da FM Assembleia, Fátima Abreu, também responsável pela produção das matérias, aponta o portal Só Notícia Boa e a Agência da Boa Notícia como exemplos de sites dedicados à divulgação de fatos positivos. Ela menciona ainda o a preocupação da mídia da Assembleia Legislativa em praticar um jornalismo que valorize as boas práticas na sociedade. A jornalista cita os musicais e outras atrações culturais da FM Assembleia, bem como o programa Narcélio Limaverde e as produções dos Núcleos de Cultura e de Documentário da TV Assembleia como programas que disseminam notícias construtivas. 
A reportagem também aborda a crescente produção de colunas e editoriais voltados para a troca de boas notícias e para a proposta de soluções aos problemas sociais. São exemplos disso o Blog Verde, no Tribuna do Ceará Online, da arquiteta e urbanista Nájila Cabral, e a coluna Qual é o seu Everest, de autoria do consultor organizacional Rosier Alexandre.
Participam da reportagem o diretor-geral do portal Só Notícia Boa, Rinaldo de Oliveira, e a diretora de comunicação da Agência da Boa Notícia, jornalista e assessora de imprensa Ângela Marinho. Além desses, o chefe do Núcleo de Comunicação Interna da AL, Salomão de Castro; a jornalista e militante da felicitância Ana Márcia Diógenes; o jornalista, professor e mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Ronaldo Salgado; a gerente executiva do Centro Cultural Bom Jardim, Tricia Mathias, entre outros.
A Reportagem Especial tem produção de Fátima Abreu e Tarciana Campos, com edição de Nabucodonosor Queiroz e Jorge Luiz, além da direção de Ronaldo César. Após a apresentação no programa Narcélio Limaverde, a produção fica disponível, na íntegra, no site da Assembleia.
Da Redação/com Assessoria

/www.al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário