quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Dia do Veterinário é celebrado em sessão solene na Assembleia Legislativa

O Dia do Médico Veterinário, comemorado em 9 de setembro, foi celebrado em sessão solene, na noite desta quarta-feira (20/11), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O evento foi solicitado pelo deputado Leonardo Pinheiro (PP).
O parlamentar afirmou que a medicina veterinária tornou-se o motor propulsor da economia brasileira, apontando como exemplos o mercado PET, a produção animal e a produção científica e genética.
“Sem esses profissionais, não teríamos produtos de origem animal com qualidade garantida. Passam por seu crivo a garantia de qualidade e sanidade de todos esses produtos. A evolução da vida dos animais, sobretudo de companhia, deve-se ao imenso esforço dessa nobre categoria. Há alguns anos, um cão que chegasse a sete ou oito anos vivia muito. A realidade é um ganho de quase o dobro da expectativa de vida desses animais, graças, sobretudo, à dedicação e ao conhecimento desses profissionais”, salientou.
O médico veterinário e chefe do laboratório de Tecnologia do Sêmen Caprino e Ovino do Núcleo Integrado de Biotecnologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), José Ferreira Nunes, comentou sobre uma série de tecnologias desenvolvidas na universidade e que estão no mercado, como a primeira patente internacional do Brasil, a qual utiliza sêmen com água de coco para preservação de animais, obtendo ganho genético pelo aumento da eficiência reprodutiva de machos e fêmeas caprinas. “Tenho orgulho de dizer hoje que essa tecnologia é internacionalmente utilizada por muitos países da América do Sul e Central, como o México”, enfatizou.
Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV/CE), Célio Pires Garcia destacou que existem hoje, no mundo, 750 cursos de Veterinária, dos quais 407 – mais da metade – estão no Brasil. Ele também criticou o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 108/2019, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, que pretende acabar com os conselhos Regionais e Federal de todas as profissões. “Se há dificuldade hoje com o Conselho fiscalizando e acompanhando, imagina com a ausência dos conselhos nessas profissões”, pontuou.
Foram homenageados os médicos veterinários Artur Henrique Soares, Antônio Sérgio Pessoa Evangelista, José Eldon Menezes, Maurício Masih, José Ferreira Nunes, Kolowyskys Silva de Alencar Dantas, Benedito Neilson Rolim, Francisco Militão de Sousa, Nélio Batista de Morais, Maria do Socorro Furtado Nogueira, Nilza Dutra Alves, Maria Nilza dos Reis Saraiva, Célio Pires Garcia e Francisco Cavalcanti de Almeida.
Também receberam homenagens, “in memoriam”, os senhores José Eduardo Cabral Maia Júnior, Francisca Flora Dutra Girão, João de Brito Neto, Boris Nogueira Menezes e Vicente de Paulo Vasconcelos de Menezes.
Estiveram presentes ainda na solenidade o conselheiro do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Atualpa Soares Júnior; o presidente da Sociedade dos Médicos Veterinários de Saúde Pública do Ceará, João Batista e Silva Júnior; a presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Vilma Maria Freire dos Anjos; e o senhor Francisco Edimar Pereira Neto, representando o magnífico reitor da Uece, José Jackson Coelho Sampaio.
BD/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário