quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Sessão de entrega da Comenda Dorina Nowill será realizada na terça-feira

A sessão destinada à entrega da Comenda Dorina de Gouvêa Nowill está marcada para terça-feira (3) no Plenário do Senado, às 11h. A homenagem é feita, anualmente, a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa das pessoas com deficiência no Brasil.
Neste ano, serão agraciadas como pessoas jurídicas a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação; o Hospital Santa Marcelina de Rondônia; o Instituto dos Cegos de Campina Grande e a Sociedade Professor Heitor Carrilho.
Já as pessoas físicas indicadas foram Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, Marcos Antônio Teixeira, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, Rosalina Lopes Franciscão, Sônia Regina Diamante Teixeira de Sousa e Ulisses de Araújo Batista.
Veja aqui a contribuição de cada um dos agraciados na defesa das pessoas com deficiência.

Dorina Nowill 

Dorina de Gouvêa Nowill perdeu a visão aos 17 anos de idade, mas nunca deixou que a deficiência interrompesse a sua carreira profissional. Em uma época em que livros em braile eram raros, ela continuou os estudos e se formou como professora primária. Posteriormente, continuou seus estudos na Universidade Columbia, nos Estados Unidos.
Foi presidente do então Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos, hoje União Mundial dos Cegos. Criou a Fundação Dorina Nowill, voltada para ajudar deficientes visuais em todo o Brasil. Dorina faleceu em São Paulo em 2010, aos 91 anos.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário