terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Manhã de serviços marca mobilização pelo combate à aids

Cerca de 140 pessoas participaram nesta terça-feira (3/12), na sede do Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, da programação especial montada pela Prefeitura em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º/12. Intitulada Dezembro Vermelho, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença.
As ações foram promovidas por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Estamos aqui para falar sobre a importância da conscientização de realizar o exame, além das medidas preventivas e tratamentos”, disse Georgia Castro, gerente do SAE.
Ela ressalta que o principal intuito da campanha é informar sobre sintomas, perigos e formas de contágio e prevenção da aids, além de combater o olhar preconceituoso sobre quem tem a doença. “Que façamos deste mês de dezembro um alerta para o próximo ano, o ano todo, na luta incessante pela vida, a vida toda”, completa.
Na mobilização de hoje, a Prefeitura ofertou teste rápido de HIV e Sífilis, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação contra hepatite, difteria e tétano, emissão de Cartão SUS, além de serviços em beleza como limpeza de pele, corte de cabelo masculino, designer de sobrancelha e manicure.
Orientado por um amigo a participar da programação, o caminhoneiro e morador do Grilo foi em busca de orientação. “Conheço muitas mulheres por onde vou. Me protejo em algumas relações, mas em outras não uso preservativo. É necessário fazermos o exame e cuidarmos da nossa saúde. Um evento como esse é ótimo para envolver a sociedade com o tema”, afirmou.
 
Quem não participou da ação de hoje pode buscar o teste rápido de HIV na sede do SAE. Ele é feito toda quarta-feira, entre 8 horas e 14 horas. “Uma vez diagnosticado, o paciente recebe tratamento completo pelo SAE, incluindo medicamentos e acompanhamento médico com um infectologista e psicólogos”, descreve Georgia.

O SAE também realizada testes rápidos para diagnostico de sífilis e hepatites B e C. “A partir do momento em que temos consciência sobre a doença, ou seja, formas de contágio, cuidados a serem tomados e formas de tratamento, passamos a nos cuidar mais. Em casos de dúvidas, devemos procurar ajuda o mais rápido possível, uma vez que hoje o paciente com HIV pode ter uma boa qualidade de vida”, finaliza Georgia.
 
DADOS
Em Caucaia, o SAE possui 499 pacientes com HIV cadastrados. Deste total, 83 foram cadastrados em 2019, sendo recém-diagnosticados ou transferidos de outros municípios para atendimento em Caucaia. Nos últimos dez anos, o SAE cadastrou 646 pacientes vivendo com vírus HIV.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil brasileiros têm HIV, dos quais 135 mil não sabem disso. No Ceará, o HIV foi detectado em 1.417 pessoas, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) coletados até o último dia 16. O número representa aumento de 46% de pessoas infectadas em comparação ao mesmo período de 2018, no qual 972 pessoas convivendo com o HIV foram registradas.
SERVIÇO
SAE
ONDE: rua José da Rocha Sales, nº 155, no Centro de Caucaia.
QUANDO: de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário