segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Memorial do Judiciário recebeu 1.483 visitantes em 2019

Durante o ano, o Memorial do Poder Judiciário, localizado na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), recebeu 1.483 visitantes. Além de visitas guiadas, de escolas e faculdades, o local recebe curiosos e frequentadores do Tribunal das 8h às 15h.
As explicações sobre o espaço são feitas pelo servidor e historiador João Franklin. “O Memorial é de fundamental importância porque preserva, protege e expõe – para análise, reflexão e discussão – as raízes do Poder Judiciário cearense. E todos sabemos que qualquer árvore, inclusive a mais alta, bela e frondosa, sem o devido cuidado com suas raízes, perecerá”, explica.
Segundo João, o manuscrito original do projeto do Código Civil brasileiro, de 1916, de autoria de Clóvis Beviláqua, é um dos documentos imperdíveis do acervo do Memorial. “Apesar de ele estar protegido num expositor, há uma réplica disponível para o visitante mais interessado em folhear e perceber cada detalhe da criação de um dos mais significativos e basilares textos legais da história do Brasil”, disse.
EXPOSIÇÃO 160 ANOS DE CLÓVIS BEVILÁQUA
Além das visitas, a Coordenadoria do Memorial foi responsável pela exposição em comemoração aos 160 de Clóvis Beviláqua, quando foram expostos objetos históricos do acervo pessoal do jurista (livros, fotografias, cartas e outros documentos). Todo esse material foi cedido pelo Memorial.
A abertura aconteceu no Shopping Rio Mar Fortaleza e seguiu, durante todo o mês de outubro, no hall do Fórum Clóvis Beviláqua. O Memorial é coordenado pelo desembargador Sérgio Luiz Arruda Parente.
VISITAÇÃO
O Memorial fica aberto à visitação pública e faz parte do roteiro das visitas guiadas ao TJCE, sob a responsabilidade da Assessoria de Cerimonial. As escolas e faculdades, públicas e particulares, interessadas em participar podem ligar para 85 – 3207.7052 (das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira). Faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, conjunto de ações como o “Conhecendo o Judiciário”, que tem a proposta de aproximar o Poder da sociedade.
tjce

Nenhum comentário:

Postar um comentário