quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Quatro mensagens são encaminhadas à Câmara em caráter extraordinário

O prefeito Naumi Amorim encaminhou nesta quarta-feira (18/12) quatro mensagens à Câmara Municipal de Caucaia para apreciação e votação dos vereadores em caráter extraordinário e regime de urgência. Os textos tratam de medidas para as áreas da Infância, Saúde e Educação.
A primeira matéria dispõe de uma demanda antiga dos profissionais que atuam na rede de garantias de direitos das crianças e adolescentes de Caucaia. Trata-se da criação de um terceiro Conselho Tutelar, órgão administrativamente vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).
A proposta é de que a unidade funcione na região das praias, onde há o maior número de denúncias de violação de direitos tanto pelo volume populacional quanto pelo intenso fluxo turístico. Os outros dois conselhos funcionam na Sede e na Grande Jurema, com cinco profissionais cada.
A segunda mensagem versa sobre a criação do “Você não está sozinho”, um conjunto de ações da Prefeitura para prevenir a prática do suicídio. O programa é composto por dois projetos carros-chefe: uma central telefônica de aconselhamento psicológico 24 horas (chamada Linha da Vida) e a abordagem educativas a alunos da rede municipal de ensino (intitulada Salve Jovem).
Em 2018, Caucaia registrou o menor número de suicídios da última década – conforme levantamento da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Foram nove registros, diante dos 643 contabilizados em todo o Ceará. Jovens de etnia negra são as vítimas mais frequentes da prática, que pode ser evitada em 90% dos casos se amigos e familiares souberem diagnosticar os sinais de quem está em sofrimento psicológico e se esse indivíduo for devidamente acolhido e acompanhado por uma Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
As duas demais matérias dizem respeito à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, com destaque para a que institui o programa Educar para Vencer que visa implementar atividades complementares de artes, cultura, esportes e reforço para fortalecer diretrizes curriculares e facilitar o desenvolvimento integral dos alunos.
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário