quarta-feira, 22 de abril de 2020

Coronavírus em Fortaleza: 75% dos leitos de UTI estão ocupados

Município com o maior número de casos (3.018) e óbitos (176) pelo novo coronavírus no Ceará, Fortaleza está com 75% da sua capacidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 ocupada. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana (PT) durante transmissão ao vivo em seu Facebook na noite desta terça-feira, 21.
Considerando os 186 novos leitos de UTI abertos pelo Governo do Estado exclusivamente para tratamento da Covid-19, 137 encontram-se ocupados. Ao todo, 306 novas unidades de alta complexidade foram ativadas para combater o avanço da pandemia. Cerca de 600 enfermarias também foram abertas, considerando hospitais de campanha e anexos à unidades de saúde já existentes.
"No final da semana passada, quando estávamos chegando no limite da capacidade do sistema, principalmente em Fortaleza, estávamos com 253 leitos. Em cinco dias implantamos uma média de 10 leitos por dia", pondera Camilo Santana.
A expectativa, de acordo com o chefe do Executivo estadual, é chegar a 556 leitos de UTI abertos até o próximo mês. Edital de chamamento de mais profissionais de saúde já foi encaminhado pelo EstadoOs entraves na vinda de 700 respiradores comprados pelo Governo na China tem atrapalhado a preparação de mais leitos.
"Ontem mesmo conversei com a Secretaria de Governo Federal e com o consulado da China para trazermos a remessa de respiradores compradas pelo Governo Estadual. Estamos articulando o necessário para garantir essa remessa porque há uma disputa internacional por esses equipamentos", afirmou o governador durante live nesta terça-feira.
o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário