segunda-feira, 20 de abril de 2020

Trump volta a ameaçar China por conta do novo coronavírus

WASHINGTON, 19 ABR (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar a China por conta do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e disse que haverá “consequências” se o país espalhou a doença pelo mundo de maneira consciente.
O mandatário falou sobre a investigação que o governo chinês está fazendo internamente para entender e descobrir as origens da pandemia e ressaltou que os norte-americanos também estão investigando.
“Se foi um erro, um erro é um erro. Mas, se forem conscientemente responsáveis, então, haverá consequências”, disse Trump. O republicano tem atacado a China publicamente por diversas vezes e, seus opositores, afirmam que o presidente está fazendo isso para desviar a atenção de sua má gestão na pandemia. Isso porque Trump demorou para reconhecer a gravidade do problema e a doença se espalhou pelo país – que hoje lidera as estatísticas no número de contaminações (735.366) e em mortes (39.095), segundo dados do Centro Universitário John Hopkins.
E, neste domingo (19), o jornal “The Washington Post” publicou uma matéria em que afirma que as indústrias dos Estados Unidos enviaram milhões de máscaras de proteção, justamente, para a China nos meses de janeiro e de fevereiro. Segundo dados do periódico, houve um aumento de mais de 1000% nas exportações desse produto na comparação com o ano de 2019. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário