quarta-feira, 8 de abril de 2020

Tremor de terra de magnitude 1.8 é registrado em Paramoti, no Ceará

Um abalo sísmico na escala de 1.8º na Escala Richter foi registrado na manhã desta terça-feira (7), em Paramoti, próximo a Canindé, segundo o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). O epicentro foi próximo ao núcleo urbano.
O comerciário Carlos Andrade disse ter ouvido um forte barulho no momento do tremor. “Foi como um trovão”, contou. A dona de casa Marlene Guedes também relata ter ouvido um intenso barulho. “Pensei que era uma explosão ou acidente”, descreveu.
Apesar do susto, o coordenador do Labsis da UFRN, Eduardo Alexandre Menezes, ressaltou que a magnitude não é suficiente para fazer a terra tremer.
O especialista explica que a região que já teve eventos anteriores, “quatro, cinco anos atrás, mas todos de menor intensidade”.  Eduardo acrescentou que “os tremores nesta escala não causam nenhum dano físico e  estrutural”.
Defesa Civil 
O chefe do Núcleo de Sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Estado do Ceará, Francisco das Chagas Brandão Melo, disse que está monitorando a região e que iria entrar em contato com o titular da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). “Por enquanto, está tudo tranquilo”, pontuou.
Palhano
Entre os meses de novembro de 2019 a fevereiro passado, houve uma série de tremores de terra na região de Palhano e Russas, no Baixo Jaguaribe. Depois cessou. Na semana passada, ainda segundo a Labsis da UFRN, houve novos eventos, mas de baixa intensidade que não foram sentidos pela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário