terça-feira, 16 de junho de 2020

Corredores Digitais: equipe de Caucaia está na fase final

Uma equipe formada por duas estudantes e por uma aluna egressa do campus de Caucaia do IFCE está na fase final do programa Corredores Digitais, do Governo do Estado. O projeto MAV – Máquina de Absorventes Variados, foi elaborado por Raíssa Sales Bastos, aluna do quinto semestre do curso de Petroquímica, e Maria Fernanda Pontes, que concluiu o curso técnico de Metalurgia no semestre 2019.2. Também participa da equipe, como voluntária, a estudante Luciana Moraes, do curso de Eletroeletrônica. A proposta é oferecer máquinas de autoatendimento voltadas para o público feminino em locais públicos como shoppings e aeroportos. “Estamos tentando transmitir a ideia de que todos devem ter acesso a produtos básicos, como é o caso de um absorvente”, destaca Raíssa Bastos.
Nesta última etapa, as 30 equipes finalistas irão apresentar suas ideias diretamente para investidores que irão analisar a viabilidade financeira das propostas. “Na fase anterior foi avaliada a capacidade de marketing e aspectos comerciais dos projetos”, diz o professor Aureliano Ximenes, do campus de Tauá, que vem apoiando e orientando o trabalho da equipe de Caucaia. “Agora os participantes vão se apresentar agora não para uma banca técnica, como aconteceu nas fases anteriores, mas para uma banca de investidores que vão avaliar a saúde financeira das propostas”, acrescenta.
A ideia de negócio que deu origem ao projeto MAV - Máquina de Absorventes Variados surgiu em 2019 durante a disciplina de Empreendedorismo ministrada pela professora Rachel Serra, que é orientadora da equipe. “Nós sempre dizemos que para desenvolver um negócio você precisa primeiro encontrar uma problemática. É aí que a MAV entra”, explica Rachel Serra.”Qual mulher nunca passou pela situação de estar na rua, num shopping, em um ambiente coletivo e de repente precisar de um absorvente? Então foi pensando nessa necessidade que ainda não foi atendida que veio a ideia dessa máquina”.
Para a aluna egressa Maria Fernanda, a participação no programa Corredores Digitais e a formação que os candidatos receberam nas diversas fases já compensa a elaboração do projeto.“Nós tivemos acesso a materiais de administração, logística e marketing que melhoraram nossa visão de mundo e não só a percepção sobre o nosso negócio”, diz ela. “Percebemos que empreendedorismo não é só pra quem quer ter uma empresa, mas sim pra todo mundo ter uma perspectiva melhor da realidade”.

O Corredores Digitais é programa de empreendedorismo e inovação realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. A edição 2019, que está na última fase, teve início no mês de setembro.

 Katharinne Magalhães - jornalista do campus de Caucaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário