quarta-feira, 24 de junho de 2020

Caucaia inicia o Censo Escolar 2020



A Prefeitura de Caucaia iniciou neste mês de junho a coleta de dados da rede municipal de ensino que fará enviada para o Censo Escolar 2020. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações sobre a Educação Básica e que é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A coleta de dados encerra-se no dia 21 de agosto.  
Os trabalhos são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem a finalidade de subsidiar o planejamento e a efetividade das políticas públicas educacionais. O levantamento abrange diferentes etapas e modalidades: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.
Os dados coletados abordam a infraestrutura das escolas, suas dependências, equipamentos, etapas e modalidades de escolarização, além de informações sobre corpo docente, discente e gestores. Em relação aos alunos, a Secretaria busca dados referentes a gênero, etnia, idade, etapa e escolaridade de ensino que o aluno frequenta, nacionalidade, local de nascimento, turma, utilização de transporte escolar e perfis de pessoas com deficiência. A formação dos professores é outro tópico pesquisado.
“O Censo é a coleta de informações estatísticos educacionais que tem por objetivo fornecer uma imagem da situação das escolas e essa imagem é fundamental para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da educação”, comenta a diretora de Planejamento da SME, Célia Coelho.
Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, a coleta de dados acontece de forma on-line, onde os diretores das escolas participaram de vídeo conferencias para receber as novas orientações do Inep.
“Realizamos reuniões on-line com diretores das 135 escolas que estão participando do Censo 2020. A SME está oferecendo toda a assistência necessária para as escolas e o núcleo de gestores finalizarem a coleta de dados diante da pandemia”, ressalta Célia.
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário