quarta-feira, 10 de junho de 2020

“A cidade parou toda, mas a Justiça continua”, afirma servidora de Jijoca

A servidora Gleiciane de Souza celebra a adaptação do TJCE ao regime de TeleTrabalho, que é produtivo e não traz riscos de contágio a ela ou aos pais idosos. Veja mais detalhes nesta reportagem da série #MEUTRABALHOEMCASA
A pequena Jijoca de Jericoacoara sentiu a mudança brusca em março deste ano. O cenário agitado, com intensa movimentação de ônibus, carros e picapes fretadas por turistas de toda parte, interessados em conhecer ou retornar à paradisíaca Vila de Jericoacoara, deu lugar a uma cidade fantasma, de ruas vazias e acessos bloqueados. Efeitos da pandemia da Covid-19. “A cidade parou toda, mas a Justiça continua”, comenta Maria Gleiciane de Souza Oliveira, servidora cedida que trabalha no Fórum daquela Comarca há 22 anos. Ela lamenta a interrupção das visitas ao município, mas celebra a adaptação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) ao regime de trabalho remoto.
“Continuo me sentindo produtiva e de forma mais segura, dentro de casa, sem trazer riscos para meus pais idosos que moram comigo”.
Com acesso à internet e com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) instalado em seu notebook, a servidora cumpre sua carga horária diariamente no quarto adaptado como escritório, fazendo as movimentações dos processos que tramitam na Vara Única de Jijoca, que ela supervisionou por duas décadas. “Sem expor a mim nem aos usuários que iriam ao Fórum, continuo dando apoio às partes, mas me sinto segura no quesito saúde. Minha família também”.
Logo no início da pandemia, a adaptação não foi fácil, mas um pouco de prática foi suficiente para o trabalho online de Gleiciane fluir. “Jijoca migrou para o formato de processos digitais somente no fim do ano passado, então eu ainda não conhecia tão bem as ferramentas. A necessidade do TeleTrabalho virou inclusive uma forma de eu aprender melhor sobre os sistemas. Acho essa oportunidade bem proveitosa porque ficando em casa eu trabalho até mais horas e não reclamo, faço com satisfação, pois me identifico muito com minha profissão”.
PAPEL FUNDAMENTAL
Gleiciane chama atenção ainda para a contribuição dos servidores cedidos ao TJCE. “Somos uma força de trabalho que faz muita diferença também. Quando vemos que a produtividade do Tribunal aumentou durante a pandemia, sabemos que temos papel fundamental nesse bom desempenho. Temos uma atuação responsável e comprometida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário