quarta-feira, 24 de junho de 2020

Secretário da Segurança e Comandante Geral da PMCE acompanham saturação em Caucaia realizada pela Força Tática da PMCE

As ações de combate à criminalidade seguem ininterruptamente sendo realizadas pelas Forças de Segurança em várias regiões do Estado. Na noite dessa segunda-feira (22), o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, e o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Alexandre Ávila, acompanharam uma dessas ofensivas, deflagrada por policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O trabalho aconteceu em bairros do município de Caucaia – na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado – e mobilizou 35 policiais da Força Tática (FT) 12º BPM, sob o comando do tenente-coronel Silveira.
“É sempre muito importante se fazer presente e acompanhar a atuação dos policiais nessas operações. Conhecer mais ainda as regiões e ver quais as necessidades das equipes para cada área”, pontuou o secretário André Costa. O titular da SSPDS destacou também a dedicação dos profissionais e toda a estrutura fornecida para que o trabalho seja bem desenvolvido: “O policiamento está bem equipado, com armas longas, pistolas importadas e boas viaturas, tudo bem estruturado para que a execução da atividade policial seja realizada com êxito”.
A saturação teve como foco os bairros Itambé, Parque Soledade, Padre Júlio Maria, Capuan e Grilo, dentre outros. Foram feitas revistas e verificações em várias ruas, além de conversas com moradores da região. “É fundamental também manter o debate junto ao comandante local sobre todas as ações firmes realizadas no município”, destacou o secretário. “Nessa visão mais focada no policiamento de proximidade, vamos implantar a primeira base do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social na cidade, no bairro Padre Júlio Maria. Também voltado para a questão dos bairros, devido à proximidade com o batalhão, vamos implantar no Itambé um policiamento comunitário, com mais proximidade com a população”, completou o gestor.
Comandante do 12º BPM e destacado para ações especificamente em Caucaia, o tenente-coronel Silveira falou sobre o trabalho desenvolvido na noite dessa segunda-feira. “A importância de uma operação dessa magnitude é enorme, pois gera estabilidade do policiamento local, além de coibir vários tipos de delitos. E também traz para a comunidade em geral a presença do Estado e mostra que o trabalho estratégico não para, sempre com o objetivo de diminuir a criminalidade na região”, frisou.
Além do reforço nas ações ostensivas da Polícia Militar, destacam-se os trabalhos de investigação realizados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) em Caucaia, tanto com a atuação da Delegacia Metropolitana de Caucaia como das demais distritais instaladas no município e também a ação de unidades especializadas da PCCE. “Caucaia é a primeira cidade, sem contar com Fortaleza, a contar com um segundo núcleo de investigação de homicídios, com equipes específicas para tratar esse tipo de crime. Temos também diversas atuações envolvendo a Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e com o próprio Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apoiando a operações na cidade”, destacou André Costa.

Denúncias

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda para o (85) 3101-3363, do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário