quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Audiência com topiqueiros acorda pela nova regularização do transporte alternativo e a extensão da tarifa zero para as topiques


 Texto por Thomas Pacheco

Após diálogos abertos e exitosos, os Poderes Executivo e Legislativo, junto com a categoria dos topiqueiros, decidiram as medidas de ajuda para a categoria e o processo de licitação para integração das topiques à tarifa zero será iniciada.

A decisão foi firmada durante audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 14 (assista a audiência completa aqui). Além da medida, a mesa diretora também sugeriu a criação de rotas alternativas não atendidas pelo transporte regular de ônibus, afim de suprir a demanda e reduzir os impactos causados na categoria.

“Estamos aqui para regularizar. Vamos fazer uma coisa que não foi feita no passado. Vamos construir juntos o caminho para a regularização deste setor que é tão essencial para o nosso município”, disse o vereador e líder do Poder Executivo na Câmara de Vereadores, Vanderlan Alves.

E ele continua ao afirmar que “o prefeito Vitor Valim sempre se preocupou com essa classe, mas está preocupado também com os meios jurídicos legais. E com o transporte alternativo licitado poderemos dar prosseguimento a inclusão das topiques no programa de gratuidade do transporte”.

Desde a implantação do programa de tarifa zero no transporte de ônibus do município, intitulado de “Bora de Graça”, as receitas do transporte complementar caíram 86%, segundo representantes do setor, e vem preocupando pais e mães de família que dependem exclusivamente do valor das passagens arrecadados.

Para os vereadores, é evidente o apoio e a importância das topiques no sistema de transporte de passageiros de Caucaia.

“Não devemos esquecer da importância dessas topiques para as comunidades mais remotas. Nosso município tem muitas áreas de difícil acesso para ônibus ou regiões que não são devidamente atendidas pela empresa de ônibus, e o transporte alternativo acaba cumprindo esse papel social para essas localidades”, lembrou o vereador Léo do Zé Almir.

“Estamos todos em prol para ajudar essa classe que tanto clama e que tanto necessita do nosso apoio. Não se preocupem, Executivo e Legislativo iremos trabalhar juntos para agilizar o processo o mais rápido possível”, finalizou o presidente da Câmara, Dr. Tanilo Menezes.

Em concordância com os acordos firmados, o secretário de Finanças, planejamento e orçamento, Jorge Veras, o secretário de Patrimônio, serviços públicos e transporte, Silvio Nascimento, juntamente com o procurador geral do município, Gutenberg Holanda, sinalizaram para a participação dos topiqueiros nos estudos técnicos para acelerarem o processo, além de analisarem propostas de soluções mais imediatas, como a criação de subsídio para os permissionários proposto pela categoria.

A ata da audiência com todas as necessidades e ponderações feitas pelos participantes da categoria do transporte complementar e do representantes políticos presentes será enviada para análise do prefeito Vitor Valim para compor a agenda de ações.

Assista a audiência completa pelo link: https://youtu.be/Fjty925KDJY


https://www.cmcaucaia.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário