terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Famílias aproveitam tranquilidade no Carnaval do Cumbuco e do Icaraí

Perto de Fortaleza, famílias encontram um refúgio de tranquilidade nas praias do litoral oeste, em Caucaia. Pai de um filho de sete anos, José Airton, de 32 anos, diz que sempre passa pelo menos um dia na Lagoa da Tabuba no Carnaval há pelo menos cinco anos.
“O ambiente é mais familiar. A gente não quer estar na bagunça porque temos criança”, afirma. Com as chuvas recentes, a lagoa está mais funda. A travessia que normalmente pode ser feita a pé exige cuidado redobrado dos guarda-vidas que trabalham no local.
“Até agora não houve ocorrências. O movimento desta segunda-feira de Carnaval equivale ao de um domingo normal. Só que tem tomar cuidado porque a lagoa está cheia, ali pelo meio chega a uns três metros de profundidade. As pessoas acham que conseguem passar mas cansam no caminho”, explica o guarda-vidas da Prefeitura de Caucaia, Thiago Pontes.
No Cumbuco, o clima também é quieto. Mas frequentadores garantem que este ano está mais animado. A bailarina Juliana Arruda conta que 2017 foi um dos anos mais agitados na rua da Praia. “Está mais movimento, tem muito estrangeiro que mora aqui ou que sempre vem todos os anos. Eles gostam de algo mais tranquilo”, aponta.
O norueguês Espen Milli diz que o clima de Carnaval no Cumbuco é muito divertido para a família. Ele deixa as crianças soltas em um mela-mela improvisado enquanto escuta marchinhas no Bar Magia. “Gosto de poder brincar com meus filhos no Carnaval do Brasil. As pessoas são legais. Em Cumbuco, é seguro, não acho perigoso”, conta ele, que possui imóvel no local e vem ao Ceará todo ano.
Há três anos, a dona do bar, Nice Mendes, resolveu fazer programação anual de carnaval entre amigos próximos com o intuito de movimentar a área. Assim nasceu a Feijoada do Cumbuco, na terceira edição, com direito a comida, banda de marchinha ao vivo e blusa do bloco. “Clientes meus antigos sempre vem. Começa no fim da tarde. Fiz questão de colocar marchinhas porque não gosto dessas músicas que se toca por aí. Queria fazer algo mais tradicional, mais familiar. Gringo gosta mais. Aqui tem argentino, norueguês, polaco, italiano, tem de tudo”, diz.
No Icaraí, paredões de som competem para ver quem toca mais alto ao redor da Praça do Icaraí. O ritmo que mais tocou foi o funk carioca. Nesta segunda-feira, 16 policiais militares faziam a segurança do local a pé.
O mela-mela começa todos os dias por volta das 16 horas e segue até as 20 horas. Um saco de maisena de 350 gramas custa R$ 2,50. Já o de 1kg fica por R$ 5. A comerciante Bruna Soledade relata que apesar do movimento fraco deste ano não fica no prejuízo.
Para a estudante de enfermagem, Hasna Gurgel, de 20 anos, o Carnaval no Icaraí surpreendeu. “Está ótimo, mais do que eu esperava. A música é boa e gosto de poder estar com minha família”, afirma.
Neste ano, o Cumbuco traz uma novidade. Grupo de empresários organizou festa com bandas em frente ao restaurante Acqua Beach. A festa que costumava ser no Icaraí mudou de endereço. Neste segunda-feira, a programação começa às 21 horas e vai até as 3 horas da manhã, com as bandas Carreta Brasil, Banda Impacto (forró com repertório carnavalesco) e Brasas do Sertão. O sargento Moraes afirma que 30 policiais militares são deslocados para cobrirem a área. As apresentações têm entrada gratuita.
ISABEL FILGUEIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário