terça-feira, 24 de outubro de 2017

BR-222: Prefeitura e Dnit discutem duplicação


Na tarde desta terça-feira (24/10), a Prefeitura de Caucaia e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promoveram reunião pública para apresentação do projeto de engenharia da BR-222, que consiste na duplicação da rodovia dos quilômetros 11 a 35, entre o entroncamento com a BR-020 (Anel Rodoviário de Fortaleza) e o entroncamento com a CE-040, que dá acesso ao Porto do Pecém.
Secretário municipal de Infraestrutura, Kleber Correia participou do encontro, realizado no auditório do Parque Estadual Botânico do Ceará. “Essa obra será de extrema importância para Caucaia. Com a estrada duplicada, o movimento de veículos vai aumentar. Assim, teremos incremento de novas empresas, promovendo um desenvolvimento ainda maior para o município. O impacto será muito positivo.”
Substituindo Diógenes José Tavares Linhares, superintendente do Dnit no Ceará, Francisco de Assis Aurelio Soares, coordenador de engenharia, representou o órgão. O projeto de duplicação foi apresentado por Franklin Batista, analista de infraestrutura de transporte do Departamento.
Ele utilizou da ferramenta Google Earth para ilustrar com mais detalhes toda a dimensão da obra. “Para o desenvolvimento do projeto foram elaborados estudos topográficos, hidrológicos, geotécnicos, de tráfego, de capacidade e de segurança viária”, comentou. Ele complementou dizendo que um dos estudos determinou o volume médio de circulação da via: 10 mil veículos/dia.
De acordo com o Dnit, para o início dos serviços são necessárias seis condições: emissão da Licença de Instalação; Autorização de Supressão da Vegetação (ASV); Autorização para Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (Abio), que permite a coleta de material biológico, a captura ou marcação de animais silvestres; anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai) e portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Destas, a Licença de Instalação (licença nº 1162, de 26/05/2017) e a ASV já foram obtidas. Tão logo as restantes sejam adquiridas, o início das obras será autorizado.
Na ocasião, também foram discutidas ações previstas no projeto, como as atividades de recuperação das áreas degradadas, os trabalhos a serem realizados com a população afetada (incluindo o povo indígena) e as ações de proteção ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário