quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Social: A alegria que chega ao mangue

“Bora! Bora!”, gritava de dentro do carro o coordenador da Defesa Civil de Caucaia, Airton da Silva. Com os vidros baixos, a caminhonete adentrava a rua Manoel Branco, na comunidade do Guaié, na Iparana, nesta quinta-feira (26/10). Mas os brados do agente nem eram necessários. Bastou o primeiro sinal da viatura do órgão na região para um mar de gente seguir em escolta. Meninos e meninas. Mães e pais. Famílias completas.
Carro estacionado, pé no chão e algumas orientações. “Preciso da atenção de vocês pra uma informação: Temos brinquedos usados também. Mas tenho certeza de uma coisa: todos foram doados com muito amor pra vocês”, dizia Airton.
Os olhos de Francisco Cauã, 12, iam do agente da Defesa Civil ao carro estacionado ali perto. “Tem algum problema receber um brinquedo que já foi de outra criança?”, foi questionado. “Oi?”, deu como resposta. Ele não estava muito atento ao que o homem de colete laranja falava. A ansiedade pelo brinquedo era maior. “Alguns já foram usados por outras crianças. Tudo bem, não é?”, foi dito. “O que importa é ganhar e brincar! Tem problema nenhum”, exclamou o menino.
Cauã aguardava um brinquedo específico. Queria uma bola. Tem o sonho de ser jogador de futebol. Desejo esse compartilhado com o amigo Wendel Gomes, também no aguardo de um presente. Além disso, os meninos compartilham a mesma idade. Ambos têm 12 anos. “É o que mais gosto de fazer. Bola no pé. Logo ali tem um espaço onde a gente costuma jogar. É muito bom”, disse Wendel.
Os brinquedos eram muitos. Mais de 150 foram entregues na ação de hoje. Todas as crianças saíram com um mimo nos braços e um sorriso largo no rosto. Pedro Lucas, de cinco anos, era um desses. Cabelos loiros, muitos cachos e um caminhão que já ganhava as ruas da comunidade às beiras do mangue.
A próxima edição solidária da Defesa Civil de Caucaia está prevista para acontecer na comunidade do Boqueirão dos Cunha, na manhã desta sexta-feira (27/10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário