segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Censo Previdenciário: Recadastramento termina amanhã; ausentes terão benefício bloqueado

Com 79% dos beneficiários recadastrados, o censo do Instituto de Previdência de Caucaia (IPMC) encerra as atividades nesta terça-feira (31/10). Quem não for à sede do órgão para atualizar os dados cadastrais terá o pagamento bloqueado pela Prefeitura.
“Se a pessoa não veio nem solicitou visita domiciliar, nosso entendimento é de que ela morreu. Se morreu, não deve receber. Essa é a finalidade do Censo: identificar quem tem direito para evitar fraudes”, explica o presidente do IPMC, Carlos Medeiros.
Pensionistas e aposentados nascidos no primeiro semestre e que ainda não se recadastraram já tiveram o pagamento de outubro bloqueado. O valor só foi liberado após o comparecimento do beneficiário na sede do Instituto.
Os nascidos entre janeiro e junho tiveram de 1º de agosto a 15 de setembro para recadastrarem-se. Já os nascidos entre julho e dezembro devem apresentar-se até amanhã. “Não existe a menor possibilidade de o prazo ser estendido. O benefício vai ser bloqueado”, reforça Medeiros.
Ele lembra que só haverá cancelamento de pagamento caso seja confirmada fraude. Aos que apenas não se apresentarem ocorrerá o bloqueio do benefício. “A pessoa vai ao banco e não vai ter dinheiro. Aí, ela terá de procurar o IPMC, fazer o recadastro e só depois poderá fazer o saque”, detalha o presidente.
A partir de quarta-feira (1º/11), o IPMC inicia buscas em cartórios e junto a familiares dos beneficiados que não se apresentarem. “Se o beneficiário estiver vivo ou tiver um representante, vamos pedir que compareça. Se comprovarmos a morte, cancelamos. Algumas pessoas nascidas de janeiro a junho que não se recadastraram e tiveram o benefício bloqueado já nos procuraram, mas ainda faltam algumas pessoas”, pontua Medeiros.
O IPMC tem 1.155 pessoas cadastradas. Para regularizar a situação cadastral junto ao instituto, o pensionista, aposentado e licenciado deve comparecer à sede do órgão e apresentar documento de identidade (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou carteira profissional), CPF, título de eleitor, cartão PIS/Pasep, comprovante de residência com até três meses de emissão e certidão de casamento.
No caso específico dos pensionistas, é necessário apresentar, além de todos esses documentos, a certidão de óbito do segurado e as certidões de nascimento dos dependentes. 
O CENSO
É um procedimento que permite a atualização e a consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social, um sistema unificado que contém informações de todos os beneficiários. Em Caucaia, esse estudo tem grande importância porque através dele a Prefeitura começará a informatização do cadastro de segurados.

SERVIÇO
CENSO PREVIDENCIÁRIO
Quando: até 31 de outubro, às 14 horas.
Onde: rua Padre Romualdo, nº 179, Centro.
Telefone: (85) 3342.8004

Nenhum comentário:

Postar um comentário