segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Operação Fronteiras: 2.000 residências são visitadas em Caucaia

Promovida entre os últimos dias 17 e 20, a 13ª edição da Operação Fronteiras teve um excelente desempenho em Caucaia: duas mil residências foram visitadas por agentes. A mobilização foi fruto de parceria entre as prefeituras de Caucaia e de Fortaleza, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya.
Durante as visitas, agentes orientaram a população quanto à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya, distribuíram peixes Betta (que come as larvas do inseto) e promoveram a retirada de lixo da região.
Além disso, foram promovidas palestras e exposições educativas em escolas. Receberam essas ações os bairros Marechal Rondon, Parque Guadalajara, Parque Albano e Velho São Miguel. “A limpeza do lixo na área de domínio do Metrofor foi um dos principais desafios da operação. Retiramos 12 caçambas”, relata o coordenador do Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Francisco Souza Pires.
Ele avalia a Operação como positiva. “Apesar de termos encontrado foco do mosquito em 18 residências (das duas mil visitadas), o índice de infestação está diminuindo e isso é reflexo do trabalho intenso que está sendo realizado no município para prevenir e combater as arboviroses. Vamos trabalhar ainda mais para alcançar nosso objetivo, que é o índice zero de infestação”, explica.
Cerca de 400 profissionais, entre agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, mobilizadores sociais e equipes de limpeza dos municípios participaram da Operação Fronteiras. A próxima edição da força-tarefa acontecerá em janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário