terça-feira, 31 de outubro de 2017

UBS Modelo: Nova proposta chega a Caucaia em novembro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prepara para novembro o lançamento de uma importante iniciativa que irá gerar forte impacto no que diz respeito à saúde pública de Caucaia. Trata-se do projeto UBS Modelo, cujo objetivo é criar postos de saúde com melhores condições estruturais e novas modalidades de serviços ofertados.
O projeto consiste na padronização de todos os equipamentos no tocante a estrutura física, tecnológica e de mão de obra. A princípio, seis postos serão contemplados. Detalhes da iniciativa estão sendo discutidos nesta sexta-feira (31/10) pelo prefeito Naumi Amorim e secretários municipais.
“Nós recebemos a saúde de Caucaia completamente sucateada e abandonada. Vários serviços tinham sido suspensos e várias unidades estavam acabadas. Era o que o povo mais me reclamava na época da eleição. Já recuperamos muita coisa. Mas falta fazer muita coisa também. Esse é o começo de um novo momento, que também terá como política importante destinarmos todo o valor arrecadado com o IPTU exclusivamente para a saúde. Serão cerca de R$ 6 milhões só neste ano”, afirma Naumi.
“Iremos inicialmente compreender seis UBSs, uma em um dos nossos distritos. Após a concretização dessa experiência inicial, o objetivo é levar esse modelo para todas as outras 46 unidades”, explica o secretário de Saúde Moacir Soares, pontuando que a duração experimental desse primeiro momento será de seis meses. 
Serão contempladas, em primeiro momento, a UBS Dr. Joaquim Braga, no Planalto Caucaia (Distrito 1); a UBS Francisco Ferreira da Silva, no Itambé (Distrito 2), a UBS João Marcolino de Oliveira, nos Sítios Novos (Distrito 3); a UBS Maria de Jesus Ferreira, no Picuí (Distrito 4); a UBS Antônio J. P. Machado, no Araturi (Distrito 5); e a UBS Novo São Miguel, no Novo São Miguel (Distrito 6).

NOVO PERFIL DE UBS
Dentre as novas funcionalidades, destacam-se atendimentos com hora marcada (médico, enfermeiro, dentista e outros serviços), a divisão de pacientes pelo grau de risco e uma Central de Regulação.
Para Moacir Soares, são esperados resultados positivos e que irão garantir uma nova identidade aos serviços prestados pela SMS. “Isso vai garantir uma maior acreditação e satisfação dos usuários. Importante citar que esse novo modelo vai garantir uma maior humanização da assistência. Além disso, esperamos registrar a redução da mortalidade infantil e materna”, comenta o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário