sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Social: Do olhar triste ao sorriso

A Rua 1k, na comunidade da Favela da Cagece, no Tabapuazinho, já estava cheia de crianças e pais esperando a equipe da Defesa Civil de Caucaia na manhã desta sexta-feira (20/10). Os agentes foram recebidos com aplausos em meio à felicidade dos meninos e meninas que aguardavam ansiosos a chegada dos brinquedos doados através da campanha “Alegria de ser Criança”, desenvolvida pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caucaia (Compdec).
A comunidade é uma área vulnerável em períodos chuvosos. O coordenador da Compdec, Airton da Silva, destacou a importância de a entidade fazer esta atividade em regiões de risco do município. “A Defesa Civil pela primeira vez faz este tipo de ação em nossa cidade para levar um pouco mais de cidadania, dignidade e erguer a autoestima das nossas crianças”, explica.
Logo duas filas se formaram, dividindo meninas e meninos. Condicionados nas caixas, os carros em miniatura, as bolas coloridas, as bonecas estilizadas, os ursos de pelúcia e os bonecos guerreiros esperavam seus novos donos. De mãos em mãos, os presentes passavam e os olhares que chegavam tristes e cheios de angústias saiam alegres e com sorriso no rosto. De brinquedo em brinquedo, o contentamento contagiava pais, mães e filhos.
Na fila, Jhonny Wiliam, 10, estava curioso em saber qual brinquedo iria ganhar. “Acho que será uma bola”. A fila andava e Jhonny ficava ainda mais inquieto até chegar sua vez. “Era do jeito que sonhei! Ganhei uma bola”, disse com alegria no rosto. E saiu correndo para casa levando a nova companhia.
Sandra Maria Justina da Silva, segurava Ávila Eloá, o filho de um ano e quatro meses, emocionada. “Há 20 anos morando aqui, eu nunca tinha visto uma ação como esta. Ninguém olhava para a gente. Isso é muito bom porque beneficia nossas crianças”, falou, com lágrimas nos olhos.
Jaqueline Costa, de sete anos, nunca tinha participado deste tipo de ação. “Não via a hora de chegar a minha vez”. “No dia das crianças, eu não ganhei nada. Hoje recebi a boneca que estava desejando”, revelou.
Na atividade de hoje, a Defesa Civil de Caucaia distribuiu mais de 200 brinquedos. Eles somam-se aos outros cerca de 700 já doados a crianças internadas no Hospital Municipal, no Minguaú e na Comunidade da Ponte. A próxima edição solidária está prevista para acontecer na comunidade de Guaié, na quarta-feira (25/10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário