quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Mobilidade: 63,5% da malha viária pavimentada de Caucaia é recuperada

A Prefeitura de Caucaia caminha para o fim de 2017 com 63,5% de toda a malha viária pavimentada do município recuperada. Os dados são da Secretária Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Ao todo, sofreram intervenções 400 mil metros quadrados de vias: 150 mil m² referentes à Operação Tapa-Buraco e 250 mil m² de pavimentação.
“Nosso objetivo é promover avanços como esse, que possuem forte impacto na vida da população. Investir na mobilidade urbana é investir no povo, que antes convivia com a poeira, a lama e os buracos na porta de casa. Uma via bem cuidada traz mais dignidade para todos”, comenta o prefeito Naumi Amorim, explicando que os serviços atendem, prioritariamente, às vias por onde passa o transporte público.
Titular da Seinfra, Kleber Correia celebra os avanços. “Além das áreas pavimentadas, desenvolvemos um intenso trabalho de recuperação de estradas vicinais, contemplando 220 km de vias outrora esquecidas”, comenta o secretário. Já foram contempladas as regiões dos Matões, Cauípe, Jarandragoeira, Coité, Urucutuba, Curicaca, Iparana, Lagoa do Banana e outras. Atualmente, as regiões de Feijão, Pinhões, Bom Princípio e Nova Brasília passam por intervenções.
Para o próximo ano, Kleber Correia adianta que os impactos serão ainda mais positivos para a população porque o município vai contar com o Programa de Infraestrutura Integrada. “O financiamento externo que Caucaia recebeu, no valor de U$ 80 milhões, vai nos permitir fomentar o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Caucaia”, explica.
Ele adianta que as melhorias poderão ser conferidas em três vertentes: requalificação do sistema de saneamento integrado e mobilidade urbana (com redimensionamento e melhoria da circulação viária e implantação de dispositivos de acessibilidade); requalificação dos espaços socioambientais (com a recuperação de áreas e equipamentos públicos localizados em áreas de alta vulnerabilidade social); e fortalecimento socioeducacional (com a reforma de escolas e Centros de Educação Infantil).
Naumi Amorim comenta que a opção de financiamento por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina, inédita para o município, “dispõe de maior aporte para a amplitude de ações que Caucaia precisa desenvolver nos próximos anos”, de modo a cumprir as metas priorizadas no Plano Plurianual 2018-2021. O documento é responsável por definir quais diretrizes, objetivos e metas a gestão deve seguir nos próximos quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário