sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Odontologia: Serviço é reativado em 66% dos postos de saúde

Até o início de 2017, a Saúde Bucal no município de Caucaia sofria com um perfil assistencial baixo e desacreditado. Quem precisava de uma consulta com dentista contava apenas com os dois Centros de Especialidades Odontológicas. Depois de passar por uma reestruturação, algumas melhorias e novidades já são sentidas pela população.
Em menos de um ano de gestão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reativou o serviço de odontologia em 31 Unidades Básicas de Saúde. Além disso, implantou o serviço de urgência e emergência 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, adquiriu novos equipamentos e contratou um total de 28 profissionais, entre cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal. Os servidores também foram beneficiados com ações de educação permanente como a promoção de cursos de capacitação.
Na UPA, o regime de plantões que oferece assistência a todo tipo de emergência odontológica vem apresentando constante crescimento no número de atendimentos. De abril, quando o serviço foi implantado, até meados de dezembro, já haviam sido 3.672 atendimentos em casos de dores agudas, traumatismos dentais e ósseos e infecções, por exemplo.
Para 2018, as expectativas são boas. Entre as metas programáticas previstas pela coordenação de Saúde Bucal do município, estão a oferta de atendimento e ações coletivas em todas as 47 UBS de Caucaia e a aquisição de aparelhos de raio-x intraoral e destiladores para todos os distritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário