terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Prefeitura começa operação de limpeza em cinco bairros

A Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) iniciou nesta terça-feira (30/1) a primeira operação do ano para limpeza dos canais de Caucaia. Neste momento, a força-tarefa ficará concentrada em cinco localidades do município.
O canal do São Miguel já está sendo beneficiado pelo mutirão de limpeza. Nos próximos dias, as equipes da Prefeitura passarão pelos canais dos bairros Potira, Arianópolis, Picuí e Itambé. O subsecretário da SPSPTrans, Assis Medeiros, porém, garante: “todos os canais do município serão limpos.”
A operação retirará aguapés e lixo dos espelhos d’água. A medida é fundamental diante do período chuvoso que já iniciou, tende a ser intenso e pode elevar o nível dos reservatórios.
Dos cinco canais desta primeira fase, somente um (o do Potira) não tem registro de famílias no entorno (em áreas de risco). Por isso, a definição das rotas da Operação tomou como base o mapeamento das áreas de risco elaborado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
Airton da Silva explica a importância dessa mobilização. “Se as águas correrem com facilidade, a fluência delas no canal vai ser normal. Se não escorrerem normalmente, podem transbordar e causar alagamentos e inundações, elevando ainda mais o risco das famílias que moram no entorno, que é exatamente o que a gente não deseja e trabalha para não acontecer”, detalha o coordenador da Defesa Civil caucaiense.
Além dessa operação dos canais, a Prefeitura de Caucaia está compondo com a Prefeitura de Fortaleza uma frente de trabalho exclusiva para limpar o rio Maranguapinho na região limítrofe entre os dois municípios. A intervenção deve iniciar ainda esta semana.
PARCERIA COM INPE
Já nesta quarta-feira (31/1), a Compdec e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) dão início ao mapeamento que resultará no monitoramento dos índices pluviométricos de uma das 17 áreas de risco de Caucaia. Isso significa que a Defesa Civil acompanhará de perto a evolução do quadro chuvoso nessa região e o risco de as precipitações causarem inundações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário