sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Programa é lançado em Caucaia e famílias já podem sacar benefício



/admin/view/noticia/img/20180126162744cartao_mais_infanciajpeg
O desenvolvimento social de Caucaia deu um importante passo nesta sexta-feira (26/1). A primeira-dama Erika Amorim, acompanhada da primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana, lançou no município o Cartão Mais Infância, programa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura para combater a extrema pobreza. A solenidade aconteceu no Grêmio Recreativo, no Centro.
Em Caucaia, 1.299 famílias serão contempladas. Receberão o benefício núcleos familiares com crianças de zero a seis anos incompletos e renda inferior a R$ 85 por indivíduo. Será repassado mensalmente para cada família o montante de R$ 85. Quinhentas delas já podem sacar o dinheiro.
Esse ponto, entretanto, não é o principal atrativo do Cartão Mais Infância. “É um Programa que não trata apenas da questão da transferência de renda. Implica em uma aproximação da gestão com essas famílias, um olhar diferenciado e mais atento, pois essas famílias estarão sendo acompanhadas diretamente pelos nossos equipamentos sociais”, explicou Erika Amorim, também secretária municipal de Governo e Articulação Política.
Erika pontuou grandes avanços alcançados pela atual gestão municipal de Caucaia, reforçando a necessidade e a importância de investimentos massivos na educação pública. “Iniciamos em novembro as obras de duas novas creches, uma no Planalto Caucaia e uma no Parque Albano, equipamentos que serão entregues ainda no primeiro semestre. Além disso, firmamos uma parceria com o Instituto Myra Eliane para a construção de uma creche no Araturi para 600 crianças. Esse é um ganho imensurável para o município”, destacou.
Já a primeira-dama do Ceará avaliou que a chegada do Mais Infância em Caucaia irá trazer mudanças substanciais para Caucaia com a criação de espaços especializados para crianças. “Iremos implementar a Praça Mais Infância, espaço amplo, com pista de skate e playground, que será construído na Grande Jurema”, revelou Onélia Leite. Segundo ela, é esse o principal mote do programa: criar espaços públicos adequados para o desenvolvimento infantil, “trabalhando o desenvolvimento da criança de forma integral.”
Secretária municipal de Desenvolvimento Social, Danielle Alexandre comemorou a chegada do programa em Caucaia. Para ela, a aproximação da gestão com o Programa é essencial. “As famílias foram escolhidas pelo Governo do Estado a partir de dados colhidos no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará e no Cadastro Único. Entretanto, as famílias só permanecem no Programa dependendo de um feedback enviado pela Secretaria de Desenvolvido Social, já que elas necessariamente precisam ser atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social e pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social”, explicou.
Um dos pré-requisitos do Cartão Mais Infância é que as crianças estejam com as vacinas em dia. Com isso, Antônia Daniele não se preocupa. Ela acompanha com atenção o calendário de vacinação do pequeno Ramon, de um ano e três meses. “É nosso papel, como mãe, cuidar bem dos nossos filhos, zelar pela saúde deles. Esse benefício chega pra dar um apoio nisso”, disse.
O Programa tem duração de dois anos, mas poderá ser prorrogado por mais um. Durante a solenidade de lançamento, 500 cartões foram entregues já aptos para o saque do benefício. Os cartões restantes estarão disponíveis a partir da próxima quarta-feira (31/1), na agência do Banco do Brasil da rua Juaci Sampaio Pontes, nº 1.780, no Centro da Sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário