quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Primeira-dama reúne comissão e discute ações para conquista do Selo Abrinq




A primeira-dama Erika Amorim reuniu-se nesta quinta-feira (25/1) com coordenadores e colaboradores da administração municipal para discutir ações de conquista do Selo Prefeito Amigo da Criança, cuja primeira fase encerra em 31 de janeiro. A certificação é concedida pela Fundação Abrinq a gestores que promovem direitos e garantem o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.
Ela apresentou o projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para criar polos de promoção de atividades esportivo-culturais em cinco regiões de Caucaia, a exemplo do que ocorre em Fortaleza com os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas).
Conforme Erika, a ideia é os alunos da rede municipal de ensino serem beneficiados com essa iniciativa já a partir de março deste ano. O projeto teria impacto direto na melhoria do rendimento dos estudantes e na redução do índice de evasão escolar. “Estou ansiosa porque é um projeto grandioso e inédito no nosso município. E que pode atuar em parceria com outras estruturas”, pontuou a primeira-dama.
Os Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) seriam uma dessas estruturas parceiras. A expectativa da Prefeitura é criar cinco Nucas em Caucaia. Eles funcionariam em escolas municipais localizadas na Sede, Praia/Garrote, Jurema, Sertão/BR-222 e BR-020/Sertão.
Com representantes das secretarias municipais de Governo e Articulação Política (Segov), Assessoria de Comunicação (Ascom), Esporte e Juventude (Sejuv) e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Erika Amorim debateu ainda a realização de um fórum municipal ainda no primeiro semestre de 2018 e a importância da criação de escolinhas esportivas em comunidades e dentro da rede municipal de ensino.
“Os índices de evasão ainda assustam quando a gente olha pras últimas séries do Ensino Fundamental. E a gente acredita que essas escolinhas podem ser um bom instrumento de resgate desses jovens. O prefeito idealiza a criação de pelo menos 120 escolinhas só nas comunidades. Elas teriam times e fariam competições entre si”, detalhou Erika.
O próximo encontro dela com colaboradores da gestão para tratar do Selo Abrinq ocorrerá na próxima segunda-feira (29/1). Já em 1º/2, a primeira-dama reúne novamente a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, certificação internacional expedida pela Organização das Nações Unidas (Unicef) a gestões municipais que melhoram indicadores sociais de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário