quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Reunião intersetorial discute ações iniciais

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) realizou nesta quinta-feira (18/1) a primeira reunião para o município iniciar os trabalhos no intuito de conquistar a certificação da edição 2019/2020 do programa “Praia Limpa”. O encontro aconteceu no auditório do Parque Botânico do Ceará.
Uma comissão intersetorial foi formada com representantes de secretarias e órgãos municipais para trabalhar as ações iniciais com objetivo de enquadrar e organizar a Praia do Cumbuco, que está apta a concorrer à certificação.
Estavam presentes membros da Defesa Civil, Guarda Vidas e secretarias municipais de Governo e de Articulação Política (Segov), de Infraestrutura (Seinfra), de Esporte e Juventude (Sejuv), de Turismo e Cultura (Setur), de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), de Agricultura, Pecuária e Pesca, e de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem).
Segundo a gerente de educação ambiental do Imac, Márcia Ximenes, a certificação é importante para que mudanças no Cumbuco aconteçam no tocante à sustentabilidade, “como sinalização, segurança para os banhistas, organização dos espaços dos esportes, educação ambiental para os barraqueiros e ambulantes.” 
Ela acrescenta: “Será preciso toda uma adequação com coletores de resíduos nas barracas e na praia, e placas de sinalização na área da areia. Tudo junto com as orientações das secretarias envolvidas.”
Para a titular da Setem, Laís Sales, “a certificação para Caucaia é muito importante porque agrega valor à Praia do Cumbuco, que está com crescente número de turistas”. E complementa: “Nossa secretaria vai ajudar levando informação para capacitar os ambulantes e microempreendedores e, desta forma, a população saber acolher e receber melhor os visitantes.”
A comissão intersetorial instituída hoje vai reunir-se quinzenalmente. O Cumbuco será avaliado por cinco parâmetros: qualidade ambiental da praia, segurança física dos frequentadores, proteção dos ecossistemas, higiene sanitária e comunicação, educação ambiental e acessibilidade.
O resultado do “Praia Limpa” deve ser divulgado até o fim de 2018. O certificado foi criado pela Lei nº 13.892/07. Trata-se de um programa do Governo do Ceará que avalia as praias dos municípios. O selo atesta as condições de higiene, limpeza, segurança e conservação das praias inscritas para avaliação e visa promover o ordenamento territorial do litoral para atributos naturais, sociais e culturais serem mantidos ou resgatados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário