segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Técnicos do Imac visitam obra de revitalização da Serra

/admin/view/noticia/img/20180129193740taquara_obra_cagece.jpg
Iniciada em setembro do ano passado, a revitalização da Serra da Taquara deve ser concluída dentro de dois meses. O projeto visa preservar o meio ambiente e as obras foram visitadas por técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) na última sexta-feira (26/1).
Já foram concluídas a recuperação da escadaria e o serviço de limpeza de toda área, assim como a calçada projetada de acesso para subida da trilha. E já foi iniciada a recuperação da nascente, que será cercada num perímetro para acesso restrito de visitantes.
Para fevereiro, o cronograma da obra indica a sinalização de todo o parque e a construção do pórtico de acesso em tronco de maçaranduba, do mirante e do guarda-corpo de corda náutica e madeira, para evitar acidentes. A urbanização da trilha de aproximadamente 200 metros que leva à nascente para facilitar o acesso de visitantes também será feita.
Em julho de 2017, uma equipe do Imac fez o reconhecimento da área e elaborou uma análise que culminou no projeto de requalificação da nascente e da trilha. O entorno da nascente passará por um reflorestamento num raio de 50 metros.
O projeto de requalificação é executado pela Cagece e uma construtora como forma de compensação ambiental para a comunidade da Taquara e fiscalizada pela Prefeitura.
TURISMO
A ideia da Prefeitura é tornar a Serra da Taquara um centro de turismo ecológico. O projeto de revitalização consta da recomposição de espécies e plantas locais, além da oferta de oficinas para moradores da região. Com isso, o Imac pretende educar a população quanto à importância da preservação do olho d’água e da mata.

Além da preocupação ecológica, há uma perspectiva de incremento econômico para população da Taquara com a introdução do turismo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário