quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Foram registrados cinco casos de dengue em Caucaia .

O Estado vai reunir, na próxima sexta-feira, 11, o secretário da Saúde do Ceará e os titulares das secretarias municipais para discutir o plano de contingência contra a dengue. Estarão reunidos os secretários de 51 municípios considerados prioritários – classificação que leva em conta, principalmente, o número de casos da doença. O plano para o combate à doença no Estado deve ser enviado ao Ministério da Saúde para que o Estado receba o futuro repasse do Governo Federal que financiará as ações.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) adiantou que, na reunião da próxima sexta, o Estado deve anunciar novos investimentos para as ações contra a dengue. De acordo com informações do Ministério da Saúde, os municípios do Ceará receberão um incentivo de R$ 5,2 milhões para ampliar as ações contra a dengue. Antes, no entanto, os gestores devem apresentar um plano de contingência ao Ministério.

No documento, devem conter metas como a manutenção do número adequado de agentes de controle de endemias para uma maior cobertura das visitas domiciliares, realização do levantamento da infestação de larvas do mosquito, além de adequar a rede de atenção primária para atender os casos na área de abrangência. A Sesa informa que apoiará as ações municipais.

Plano de ações

A assessoria de comunicação do Ministério informou que o plano de ações de todos os municípios deve ser recebido até o dia 15 de dezembro. O Estado tem um plano de qualificação das ações de prevenção e controle da dengue, mas cada município também deve apresentar um.

No Brasil, serão investidos R$ 90 milhões, conforme o órgão federal. A estratégia foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em outubro. Devem receber os recursos 989 municípios. Neste ano, o Ceará confirmou 53.238 casos de dengue nos 177 municípios. De dengue hemorrágica,foram 169 – 100 na Capital e 69 no Interior. Houve 57 mortes. Dessas, 24 na Capital. Em Caucaia, foram registradas cinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário