Serão quatro dias de pura competição, quase mil quilômetros de percurso passando por pelo menos três biomas brasileiros e os mais belos cenários naturais já escolhidos nas últimas 24 edições. Assim será a prova de motos dos 25 anos Rally Cerapió 2012, o maior rally de regularidade da América Latina, marcado para 22 a 27 de janeiro. O percurso para os carros 4x4 também já foi levantado e terá 966 quilômetros dignos de jubileu de Prata.
No próximo domingo (27), começa a conferência do percurso das motos. É o momento no qual a organização faz a simulação do percurso já levantado para verificar minimamente os desvios escolhidos, a quilometragem, os laços/balaios e todos os trechos, que até o momento estão marcando 939 Km de percurso. “É durante a conferência que o diretor de prova, em consenso com toda equipe técnica, vai definir os locais de posição de cada PC (Ponto de Controle) a serem rastreados via satélite durante toda a competição, marcando a passagem dos competidores”, informou o diretor geral do Cerapió, Ehrlich Cordão. Na equipe de conferência, além de Cordão, só feras com experiência em enduros, ralis e corridas de aventura, entre eles o diretor da prova, o mineiro Bôca, Zenardo Maia e Márcio Filho, ambos piauienses que estão no apoio técnico.
Todos os integrantes da equipe têm a mesma opinião: essa edição comemorativa está digna de um super rally, pois está como endurista gosta, ou seja, técnica, com muitas trilhas, veredas, serras e belas paisagens. Um misto de terrenos. Assim, para o primeiro dia de prova, 24 de janeiro, a largada oficial - depois de toda movimentação no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, nos dias 22 e 23 -, será na praia do Cumbuco, em Caucaia, a 30 Km da capital cearense. O dia será marcado por muita areia e haja braço para controlar a moto. Um dia de clima agradável com muita brisa, passando pelo litoral belíssimo do Ceará até outro paraíso de praia, sol e mar, Trairi. Serão 201 Km de percurso, marcados por muita navegação e os pilotos terão que ter atenção. Não haverá passagem por serras, nem muitas subidas e pedras pelo caminho. As médias estarão bem justas, entre 40 e 60 Km/h em um bom pedaço de prova.
O segundo dia, 25, será entre Trairi e Sobral, ainda no Ceará e o percurso está marcando até o levantamento 231 Km, podendo sofrer pequenas mudanças. Os pilotos deixam a zona litorânea, começando com trechos de areal e depois adentrando o sertão nordestino, com passagem por serras no município de Itapipoca. A predominância a partir daí será de trilhas de areia batida, que permitem médias de velocidade bem justas, bom para acelerar.
No terceiro dia de prova, 26, logo nos primeiros quilômetros o ponto alto será a descida da Serra do Jordão, onde os competidores deixam os 600 m de altitude e chegam a 100 m do nível do mar, em pura adrenalina. Segundo Márcio Filho, este será um trecho bem técnico, de single-track, com pedras, que exigirão certa atenção para evitar atropelos e quedas. Já em terreno plano, um trecho de sertão, calor e caatinga, seguindo em direção a Ibiapina, ainda no Ceará, onde o clima muda novamente, ficando mais ameno, pois voltam a aparecer serras, como em São Benedito. Por fim, a prova adentra no estado do Piauí pelo município de Domingos Mourão e logo um trecho inóspito para os pilotos, com um areal pesado, para encerrar a prova por uma das paisagens mais lindas de todo o Cerapió, a subida da Serra do Gritador, um dos pontos turísticos da cidade histórica de Pedro II, que fica a 220 Km da capital Teresina.
O quarto e último dia será um dos mais interessantes de toda a prova, pois em cerca de 70% dos 262 Km serão marcados por trilhas exclusivas para motos. “A gente caprichou de verdade nesse dia, deixando para o fim o gosto de satisfação e quero mais nos nossos participantes”, adiantou Cordão. Logo nos primeiros minutos da etapa, uma surpresa: um trecho técnico de serras pequenas, do jeito que piloto gosta, para testar a navegação. Daí a prova desce até chegar no sertão do Piauí, passando por uma trilha única de campos, cercada de carnaubais, onde o menor vacilo na navegação pode custar pontos importantes. Atenção total. Depois, a prova passa pelo município de Campo Maior, uma região típica do Piauí de fazendas de gado e com a velha figura do vaqueiro, ainda viva. O Vale dos Dinossauros é o próximo visual escolhido, um trecho com veredas e ‘serrotes’, com muita atenção para a navegação, um local onde a organização vai sinalizar alguns pontos para evitar dúvidas de pilotagem. A prova vai se aproximando do final, passando pelo município de Altos, onde predomina uma trilha mais leve e gostosa até Teresina. A premiação acontecerá à noite, com muitas homenagens feitas pela Radical Produções aos que ajudaram o Cerapió/Piocerá completar 25 anos de história. Mais informações no site oficial www.cerapio.com.br
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