quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cursos de dois dias no Cumbuco oferecem relaxamento e prática de alimentação saudável para a qualidade de vida

Fortaleza. Os efeitos no organismo com a alimentação viva (ou crua) e obter o relaxamento por meio do exercício do método Feldenkrais. Ambas as propostas estão contidas no retiro Viver, que será oferecido sábado e domingo no Cumbuco, no litoral de Caucaia.

O retiro acontece na Pousada Tropical Wind, com vagas limitadas. A programação inclui estadia, alimentação e, particularmente, palestras, passeios e atividades lúdicas.

Os cursos "Ativando o rejuvenescimento", "Energização e cura por meio dos alimentos naturais" e exercícios leves do Método Feldenkrais serão administrados, respectivamente, pelo gaúcho Luciano Vivo e o alemão Kaelash Neels.

Ambos já são conhecidos dos cearenses, que adotaram estilos de alimentação e o equilíbrio interior alternativos e não convencionais. Kaelash, por exemplo, deu dois cursos em Fortaleza, no ano passado: o Poder da Consciência Corporal e Desintoxicação. A prática de alimentação com produtos crus ou vivos (com preferência para brotos) também fez crescer o número de adeptos no Estado.

De acordo com o terapeuta alemão, o objetivo no fim de semana que vem é relaxar, rejuvenescer e reconectar com a natureza para perder peso e despertar o poder de cura do corpo.

"Esse retiro é diferente dos outros que eu dei em 2010. Agora, o foco, nos próximos sábado e domingo, é envolver os participantes numa prática divertida. Com isso, o corpo fica mais saudável, fazendo exercícios prazerosos e fáceis do Método Feldenkrais", afirma.

Energização
Segundo Kaelash, esse tipo de exercício é mais fácil do que Yoga e mais divertido do que Pilates. "Também a gente vai ativar o rejuvenescimento e energizar o corpo com uma alimentação natural que contém todo os nutientes que o corpo precisa para se curar e perder peso", ressalta.

A professora aposentada Neda Mattos, que já conhece as atividades, confessa seu deslumbramento, a partir dos efeitos que essas práticas causaram em sua vida.

"Na verdade, houve uma mudança radical no estilo de viver, quando adotei essas práticas. Há uma facilidade para se unir o corpo à mente", afirma a professora, que ressalta a nova visão obtida por uma concepção mais natural de alimentação.

"No princípio, as pessoas estranham como se pode comer produtos crus. Com o tempo, vamos tendo contatos com pratos diferenciados, novos sabores e, sobretudo, com efeitos radicais sobre o nosso corpo", destaca Neda.

A proprietária da pousada, Sandra Castro, também é outra entusiasta da prática e conta que o benefício sobre o bem estar pessoal é sentido sempre por novos praticantes e aqueles que já conhecem a metodologia do workshop.

"Quem passa por essa experiência, sente aumentar a energia e sentir-se mais alerta. Há todo um trabalho de limpeza corporal", afirma Sandra.

A empresária conta que ficou impressionada com a variedade do cardápio a partir de produtos verdes e crus. Para tanto, destaca o esmero de Luciano Vivo, que atua como "cruzinheiro". Ou seja, um chef especializado em preparar pratos com itens crus. Daí que são utilizados feijões azuis, brotos, lentilhas e castanhas. Ainda se incluem frutas como a banana e o açaí.

O workshop também se propõe a motivar a contemplação dos elementos da natureza: a água do mar, o fogo do sol, o ar refrescante, e a terra, que são encontradas na praia e das dunas. "Cumbuco é um lugar perfeito porque lá na praia todos os elementos se encontram e criam uma energia bem especial e curativa", afirma o terapeuta alemão Kaelash.

Nova vida
A proposta do retiro é fazer com que os participantes aprendam uma das chaves principais da cura dos alimentos naturais: a importância dos alimentos alcalinos e porque é tão importante diminuir os alimentos que acidificam o corpo e aumentar os alimentos com teor mais alcalino. "Só são os alimentos alcalinos que curam o corpo e ajudam perder peso e dão energia ao corpo e clareza na mente. Os alimentos ácidos tiram energia, enfraquecem os ossos, e causam quase todos os problemas de saúde nas pessoas", afirma o especialista Kaelash.

Kaelash nasceu na Alemanha em uma família na qual yoga era praticada como um estilo de vida. Depois de mudar-se para os Estados Unidos, obteve graduação em Psicologia Somática. Hoje, vive no Cumbuco, onde adotou como seu novo lar e como uma reserva espiritual.

Fique por dentro Alimentos vivos
Os benefícios dos alimentos naturais são: emagrecer ou perder peso, aumentar a vitalidade e energia, dormir melhor, prevenir e curar câncer, diabetes e doença do coração, e rejuvenescimento. Durante o retiro realizado na Praia do Cumbuco, os participantes vão receber um plano de cardápio completo, equilibrado e de acordo com suas necessidades diárias. As refeições incluem o café da manhã, almoço, lanche, sobremesa e jantar. Além disso, são orientados em técnicas para que possam dar continuidade em suas casas.

MAIS INFORMAÇÕES

Workshop Viver Melhor
Pousada Tropical Wind
Rua Suécia, 130 - Cumbuco, Caucaia
Telefone: 3318.7459

MARCUS PEIXOTO
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário