quarta-feira, 5 de setembro de 2012

AMANHÃ, EM CAUCAIA, O GRITO DOS EXCLUIDOS

A Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres realizará, amanhã, dia 6, o Grito dos Excluídos com caminhada pelas ruas de Caucaia. A concentração será às 7 horas na Praça do Anfiteatro, atrás da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres. Às 8h30min sairá uma caminhada com paradas pelas ruas da cidade.
A 1ª parada acontecerá na Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, a 2ª na Unidade de Pronto Atendimento, a 3ª na Secretaria de Educação, a 4ª e ultima na Secretaria de Saúde. O encerramento será às 11h30 na Praça da Câmara dos Vereadores.
O que é o Grito dos Excluídos?
O Grito é uma atividade que incentiva e busca criar uma cultura de participação direta da população. É uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. A experiência nasceu de duas fontes distintas, mas, complementares, de um lado, teve origem no Setor Pastoral Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e da Campanha da Fraternidade de 1995, cujo lema – Eras tu, Senhor – abordava o tema Fraternidade e Excluídos. O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos: Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.Informações com Sinval Nunes (85) 8643.4074 ou na Secretaria da Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres (85) 3342-0134.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário